22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Radares começam a funcionar neste domingo (1) em Guarapuava

Radares e detectores estão instalados em cinco pontos vulneráveis a acidentes, inclusive com mortes

radar-2017

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Radares e detectores de avanço de sinais passam a inibir o excesso de velocidade em Guarapuava. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), após a certificação pelo Inmetro, os inibidores de velocidade entram em operação já neste domingo (1). Será a partir da zero hora.

Assim, os cruzamentos entre as ruas Padre Chagas X Brigadeiro Rocha e Guaíra X Quintino Bocaiúva possuem agora detectores de avanço de sinal. Já os radares estão fixados na Avenida Manoel Ribas, na entrada da cidade; rua Professor Becker, nas proximidades do Centro Universitário Campo Real; e na Capitão Rocha, próximo a rua Paraná.

Radar na rua Professor Becker, no bairro Santa Cruz (Foto: Leitor/RSN)

Conforme disse a Setran, os equipamentos são para fiscalizar o abuso de velocidade e o avanço de sinal vermelho nesses cinco pontos da cidade.

Porém, nesta quinta (29), agentes de trânsito promoveram blitz educativas para lembrar a população sobre a importância do respeito às leis. Também para esclarecer onde estão instalados os radares e sensores. Além, de falarem sobre quais penalidades são aplicadas ao motorista que comete essas infrações. Esse trabalho de divulgação continua até sábado.

(Foto: Arquivo/RSN)

De acordo com o secretário Airson Horst, os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos. Nesses locais a média de acidentes nos últimos anos se sobressai, inclusive com registro de mortes. Assim, o objetivo é tornar o trânsito da cidade mais seguro ao impedir os abusos e evitar mais acidentes e mortes.

“Nos últimos 12 meses foram registrados 20 acidentes nos pontos onde os equipamentos foram instalados. Acreditamos que o uso dos equipamentos ajudará a diminuir esses números e proteger mais vidas”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo