22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Desfile cívico-militar começa às 8h30 deste sábado (7) em Guarapuava

Comemoração da Independência terá 112 instituições, escolas e entidades. E vai fazer resgate de fatos históricos sobre os 200 anos de Guarapuava

SECOM-DESFILE

Desfile cívico-militar será na rua XV de novembro a partir das 8h30 (Foto: Arquivo/Secom)

Neste sábado (7) é feriado nacional, dia da Independência do Brasil. Assim, a partir das 8h começam as comemorações cívicas em Guarapuava. Este ano, o desfile cívico-militar terá perfil temático sobre os 200 anos de Guarapuava, com  resgate de fatos históricos da cidade.

O desfile percorrerá a rua XV de Novembro, em um trajeto de 700 metros. Vai cruzar as ruas Quintino Bocaiúva, Saldanha Marinho, Getúlio Vargas, Capitão Rocha, Vicente Machado, Senador Pinheiro Machado e Padre Chagas. Conforme a Secretaria de Comunicação, 112 instituições, escolas e entidades sociais participam das comemorações.

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim, as atividades da Semana da Pátria atuam como fortalecedoras do patriotismo. “Essa programação é extremamente valiosa para despertar em nossos jovens o sentimento de respeito e civismo em nosso país. Além disso, é uma semana dedicada ao nosso olhar e a reflexão sobre nossa própria história”.

PROGRAMAÇÃO

Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro
8h: Hasteamento da bandeira, na rua XV de Novembro.
8h15: Revista à tropa.
8h30: Início do desfile.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.