Nesta sexta-feira (6), o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur e do consultor da Phenix Aeroportos, comandante Clairton Hammer, visitou o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), no Rio de Janeiro.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, o encontro é mais um avanço no processo de operacionalização do Aeroporto Tancredo Thomas de Farias, em Guarapuava. Assim, a comitiva foi recebida pelo diretor-geral, Tenente-Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues de Freitas.
Conforme Cesar Filho, houve uma ótima recepção, e a comitiva ainda conheceu todas as instalações do Decea.
Selamos uma aproximação importante com o departamento. Houve comprometimento em nos ajudar e agilizar tudo que for possível no processo de certificação, que diz a respeito do Ministério da Aeronáutica, principalmente, relacionado a questão da navegação por instrumentos, colocando-se à disposição em articular todas as etapas.
Em reunião, a estrutura do aeroporto de Guarapuava foi amplamente elogiada pela equipe do Decea, considerando a categoria proposta. Além disso, o diálogo próximo entre o departamento e a prefeitura trouxe boas expectativas para a ativação de novos procedimentos.
Conforme informou o prefeito, a expectativa é que até o fim do ano, o aeroporto de Guarapuava já tenha toda a certificação da parte de navegação por instrumento.
“É essencial para garantir segurança e regularidade dos voos, mesmo com tempo fechado e problemas climáticos que venham acontecer. A navegação por instrumento permite a operação nessas condições e é fundamental para voos comerciais seguros”.
A comitiva guarapuavana foi presenteada com uma medalha da aeronáutica, entregue pelo Tenente-Brigadeiro Domingues. Em contrapartida, Cesar Filho entregou a todo o Alto-Comando da Aeronáutica um kit com cervejas artesanais produzidas em Guarapuava.