Trilhas sonoras clássicas, do Hino Nacional ao sertanejo universitário, marcam o repertório de músicas da Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetin. E neste sábado (7), a banda completa 41 anos de histórias e conquistas.
E a comemoração não poderia ser diferente. A banda fará parte do desfile cívico da Semana da Pátria. “É um orgulho fazer parte da banda, ser professor, pai, amigo e, muitas vezes, psicólogo. Trabalhamos com crianças, adolescentes, jovens e adultos que fazem com que eu tenha êxito na questão pessoal e familiar. Ser maestro é ser uma pessoa do bem que gosta de ajudar outras pessoas”, declarou o maestro, Rodrigo Correa Santos, que está na banda desde 2013.
FORMAÇÃO
Formada em 1978, pelo maestro Leonel Rossetin, a banda segue rigorosamente uma rotina de ensaios de terça a sexta, com 50 componentes e 20 aprendizes. De lá pra cá, trabalha para promover e difundir a cultura musical como instrumento de transformação social. Além disso, resgata adolescentes e incentiva a educação formal com a valorização da frequência e do rendimento escolar.
TÍTULOS
Por isso, o resultado de anos de trabalho e história se reflete nos títulos. Em 2013, a banda conquistou vaga para o Concurso Nacional, em Taubaté, interior de São Paulo. Em 2014, na participação do Concurso Paranaense de Bandas e Fanfarras, promovida pela Federação Paranaense, em Teixeira Soares, levou o 1º lugar na categoria e o 2º lugar geral do concurso.
Além disso, em 2015, 2016, 2017 e 2018, a banda ainda se destacou entre as melhores do Paraná. Assim, tornou-se tetracampeã paranaense consecutiva e sendo contemplada com o 1º lugar geral nos quatro anos.
Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, em 2016 a banda também participou do concurso Cinfaban (Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas). Na oportunidade, conquistou o 1º lugar na categoria.
Patrocinada pela prefeitura de Guarapuava com instrumentos, uniformes e uma bolsa-auxílio aos músicos, o grupo representou o município e o Paraná no concurso nacional de bandas. Foi em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, onde conquistou o título de Bicampeã Nacional.
Leia outras notícias no Portal RSN.