22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Encerramento das comemorações do ‘Dia do Gaúcho’ é hoje (22)

As atividades alusivas ao 'Dia do Gaúcho' tiveram início no dia 13 de setembro em Guarapuava. As ações terminam hoje (22) com a Cavalgada Solidária

gaucho-2905745_960_720

O dia do gaúcho é comemorado no dia 21 de setembro (Foto: Reprodução/Pixabay)

O CTG Fogo de chão é o responsável por uma programação especial em comemoração ao dia do Gaúcho em Guarapuava. As atividades tiveram início no dia 13 de setembro (13). Na Casa Joaquim Teixeira, IHG e Alac, com o III Concurso de Prenda e Peão Farroupilha.

No domingo (15), houve a recepção da cavalgada com a Chama Crioula. Haverá roda de chimarrão e apresentações artísticas, no Parque do Lago.

“Temos uma extensa programação para representar a tradição gaúcha. O gaúcho tem história e a chama é o motivo de festa. O povo gaúcho não está apenas no Rio Grande Sul. Além disso, é nosso dever manter viva essa cultura tão marcante”, declarou uma das organizadoras do evento, Daniela de Almeida Zorzetti.

Ainda conforme a programação, de segunda (16) à sexta (20), a Chama Crioula, símbolo da tradição gaúcha percorreu pontos da cidade e da cultura tradicionalista. Como por exemplo, Shopping Cidades dos Lagos e o Rancho Amigo (pátio da Pietrobon). Com programação especial de recepção, elaborada, entretanto, por cada entidade.

PRÓXIMOS DIAS

Neste domingo (22) as atividades são encerradas com a chegada da 10ª Cavalgada Solidária ao Parque de Rodeio às 10h. O último dia será marcado ainda pela missa crioula, às 10h30, pelo almoço com costela de dois fogos e uma tarde musical com diversas apresentações artísticas.

Ainda de acordo com a assessoria, os ingressos antecipados para o almoço estão à venda na secretaria do CTG. Ou nas invernadas até 20 de setembro, pelo valor de R$ 30. Além disso, para os cavaleiros que participarem das cavalgadas, o ingresso custará R$ 25.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.