O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur e da secretária de Comunicação, Renata Caleffi, esteve em uma das maiores empresas mundiais que fazem da tecnologia e da inovação o carro-chefe: a chinesa Huawei.
Há mais de 20 anos no mercado brasileiro, com mais de 13 mil funcionários no país, a empresa é referência no fornecimento de equipamentos para operadoras, tecnologias de segurança digital e monitoramento.
“Iniciamos uma conversa junto a Huawei e a Agência Paraná de Desenvolvimento para que Guarapuava seja contemplada com um projeto de internet no campo. O objetivo é acelerar a digitalização nesse setor tão importante para nosso desenvolvimento e que fomenta nossa tendência em agrotecnologia”, afirmou o prefeito.
O gerente de contas da empresa, Domingos Tabosa, apresentou o OpenLab, primeiro projeto da América Latina, que é uma plataforma de desenvolvimento colaborativa com parceiros de ecossistemas. No local foi apresentado o sistema de monitoramento e gestão em segurança, que ajudam nas tecnologias das cidades inteligentes e que poderão ser utilizadas em Guarapuava após a implantação da PPP (parceria público-privada) da iluminação pública.
“Assim que o processo da parceria público-privada for finalizado, a tendência é que Guarapuava possa utilizar novas tecnologias que melhorem a segurança da população”.
TECNOLOGIA E SAÚDE
Após a visita a empresa chinesa, o prefeito também conheceu o centro de inovações do Hospital Albert Einstein: o Eretz.bio. O local é especializado em inovações e empreendedorismo na área da saúde.
Por isso, se destaca pelo desenvolvimento de soluções para o setor da saúde que solucionem problemas de hospitais, clínicas e outros serviços médicos. A visita foi guiada pelo Consultor Médico de Inovação, Felipe Almeida.
VOOS DA GOL
Por fim, também na capital paulista, acompanhados do diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, José Eduardo Bekin, a comitiva visitou o escritório da empresa aérea Gol.
A visita foi para confirmar a rota do voo da empresa que ligará Guarapuava a Curitiba. De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, as tratativas avançaram. Assim, em alguns dias a empresa irá anunciar data de início da operação, bem como os horários da rota.
Conforme Cesar Silvestri Filho, a empresa já anunciou que irá operar. “A garantia de um voo ligando Guarapuava à capital nos proporcionarão mais desenvolvimento e integração”.
Leia outras notícias no Portal RSN.