As inscrições para o Vestibular de Medicina, do Centro Universitário Campo Real em Guarapuava, terminam nesta quinta (3). Assim, os candidatos devem fazer as inscrições exclusivamente pela internet, no site www.camporeal.edu.br até às 17h.
De acordo com o Centro Universitário, o vestibular está sendo organizado e será aplicado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR). A prova será aplicada no dia 20 de outubro, com início às 14h, nas dependências da instituição. Serão ofertadas 55 vagas. A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 300.
CONTEÚDO DO VESTIBULAR DE MEDICINA
De acordo com o Campo Real, as provas terão a duração de cinco horas. Serão 60 questões objetivas e duas questões discursivas. Conforme a organização, os temas da prova objetiva de conhecimentos gerais serão de múltipla escolha. Sendo com cinco alternativas cada, das quais apenas uma deverá ser assinalada. Assim, serão distribuídas da seguinte forma: oito questões de Língua Portuguesa; cinco questões de Literatura Brasileira; oito questões de Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol). Além de sete questões de Matemática; seis questões de Física; seis questões de Química. E mais 10 questões de Biologia; cinco questões de História; e cinco questões de Geografia.
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Vinculado ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), o curso de Medicina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu uma ação de Integração Ensino-Serviço.Dessa forma, o projeto foi trabalhado na promoção de competências no atendimento às gestantes de risco habitual. Simultaneamente com uma ação de educação permanente direcionada aos médicos clínicos das UBSs.
Conforme o curso, os acadêmicos acompanharam atendimentos, desenvolvendo habilidades médicas e competências cognitivas. Tudo feito em contato direto com os cenários de prática do SUS, por meio da Integração Ensino-Serviço. De acordo com a acadêmica, Danielly Flauzino Pereira, as atividades desenvolvidas nas UBSs são enriquecedoras para sua formação.
Aprendemos a ver os pacientes de forma mais ampla, não somente analisando seu quadro clínico, mas analisando o contexto em que se encaixam na comunidade. Essas ações estão abrindo nossos horizontes para uma medicina humanizada, integrativa e de qualidade. Sou extremamente grata por ter oportunidade de estar vivendo essas experiências desde os meus primeiros dias de aula.
Conforme o médico e diretor do Departamento de Urgência e Emergência do Trianon, Jonilson Pires, a atuação dos acadêmicos, na área da atenção primária, está proporcionado uma associação de aprendizado aliado às necessidades reais de saúde da população.
“A possibilidade do aluno se deparar com realidades distintas, estilos de vida diversos e vários fatores que influenciam a saúde, colaboram para a formação de um profissional com um perfil voltado às necessidades reais e atuais dos usuários do SUS”.
Todavia, o médico diz que esse contato dos estudantes nas unidades de saúde proporciona o aperfeiçoando de habilidades senso crítico. Além da contribuição para o fortalecimento das políticas públicas da saúde. “É um cenário auspicioso de troca de experiências, aprendizado e construção de saberes que impactam positivamente os usuários da saúde, acadêmicos e, principalmente, no desenvolvimento de Guarapuava e Região”.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL
O Centro Universitário Campo Real é uma instituição de ensino comprometida com a missão social de formar profissionais visionários que compreendam o mundo, com pensamentos de transformação. A instituição conta com os melhores profissionais do mercado, que compartilham seus aprendizados e experiências com os mais de quatro mil acadêmicos.
De acordo com o reitor do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Aires da Silva, a instituição possui uma ótima qualidade educacional. É reconhecida por sua competência e por atender as expectativas de todos.
Possuímos uma infraestrutura adequada às necessidades da medicina. O Centro Universitário Campo Real e a cidade de Guarapuava estão em perfeitas condições para formar ótimos profissionais, que estão transformando a realidade da nossa Região.
Além do curso de Medicina, a instituição oferece as seguintes graduações: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Design de Interiores. Além de Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica. E ainda Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gastronomia, Jogos Digitais, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
Leia outras notícias no Portal RSN.