Depois de fechar agosto com saldo negativo de 24 postos de trabalho, Guarapuava voltou a apresentar números positivos em setembro, conforme o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Assim, o mês teve saldo positivo de 123 postos de trabalho. Foram 1.387 admissões contra 1.264 demissões.
O acumulado de setembro de 2018 a setembro de 2019 é 248 postos de trabalho. Entretanto, o saldo acumulado dos nove meses deste ano, é negativo, com 234 vagas fechadas no município. De janeiro a setembro foram 12.634 contratações contra 12.868 desligamentos.
DESTAQUES
Porém dois setores se destacaram positivamente. O setor de Serviços fechou setembro com 97 novos postos de trabalho, e o acumulado em nove meses é 402 novas vagas. O setor do Comércio também se destacou em Guarapuava com saldo positivo de 53 vagas em setembro. Mas de janeiro a setembro de 2019, o saldo acumulado é negativo, com 127 postos de trabalho fechados.
Já os setores com maiores saldos negativos de postos de trabalho foram a Administração Pública, com 31 vagas fechadas. O acumulado este ano até setembro é negativo com 79 vagas fechadas. O segundo setor que terminou o mês no vermelho foi o de Agropecuária, Extração Vegetal, Caça e Pesca, com 12 postos a menos. O acumulado até setembro chama a atenção.
Foram fechados 341 postos de trabalho neste setor no município. O setor da Construção Civil terminou setembro com cinco postos a menos. Mas o cumulado no ano é positivo, com saldo de 60 postos criados. O setor de Extração Mineral que acumula em nove meses saldo negativo de 14 vagas fechadas, encerrou setembro com saldo positivo de três postos criados.
Já o setor da Indústria da transformação, que em nove meses acumulava 142 postos a menos, terminou setembro com saldo positivo de 18 novos postos de trabalho. E por fim, o setor de Serviços registrou saldo zero em setembro. E no acumulado de janeiro até setembro, teve saldo positivo de sete vagas criadas.
PARANÁ
Conforme os números do Caged, para o Paraná o mês de setembro foi positivo. Foram 97.884 admissões contra 88.666 desligamentos. Saldo positivo de 9.218 novos postos de trabalho. Os três setores que alavancaram esses números foram o de Serviços, com 4.341 novas vagas em setembro.
Já a Indústria de Transformação fechou o mês com 1.923 novas contratações. E o Comércio encerrou setembro com saldo positivo de 1.723 novos postos de trabalho no estado.
Leia outras notícias no Portal RSN.