Um encontro em Cascavel neste sábado (9) reúne lideranças nacionais e regionais do PSB. De acordo com a assessoria do deputado federal Aliel Machado, trata-se do Encontro Preparatório da Conferência Nacional da Autorreforma.
Assim, o debate será das 9h às 12h, na Câmara de Municipal de Cascavel. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o deputado federal Aliel Machado e o presidente do partido no Paraná, Severino Araújo participam do encontro.
De acordo com o PSB, nesse processo de autorreforma, o partido pretende atualizar o manifesto de fundação e o programa partidário de 1947.
Assim, próprio da ideologia socialista democrática o partido surgiu a partir da Esquerda Democrática, até ser extinto por força do Ato Institucional nº 2, de 1965. Em 1985, com a redemocratização no Brasil, foi recriado.
Conforme deliberação nacional, o partido deverá retomar seu alinhamento mais à esquerda, condição que no Paraná saiu do rumo durante as gestões do ex-governador Beto Richa.
Para esse debate o encontro convidou setores sociais para dar a sua visão sobre o partido e sugerir ideias.
Porém, esse processo terá seu início em uma conferência nacional nos dias 28, 39 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro.
No encontro, os socialistas irão debater e aprovar um documento-base, que estará disponível para consulta pública, acessível a todos os cidadãos, independente de filiação partidária.
O texto será colocado em consulta pública para discussão nos estados e municípios, em 2020. O período de participação dos filiados e da sociedade civil se estenderá até o XV Congresso Nacional, que ocorrerá em março de 2021.
EM GUARAPUAVA
A composição ‘híbrida’ do PSB em Guarapuava chama a atenção, principalmente, a partir dessa proposta de realinhamento do partido em nível nacional.
Hoje a Executiva Municipal é presidida pelo deputado estadual Artagão Júnior, oriundo do antigo PMDB. Ele tem como vice, o advogado Sergio Fanuchi. Na composição do Diretório, está o vereador Rodrigo Crema que já anunciou a sua disposição de deixar o partido justamente por essa ideologia esquerdista. Outras pessoas ligadas diretamente a Artagão Júnior também compõem a Executiva.
No Paraná, mas com tentáculos fortes em Guarapuava, surge o deputado federal Aliel Machado, ideologicamente de esquerda.
Como ‘água e óleo’ não se misturam há vertentes que defendem a saída dos deputados Artagão Júnior, Alexandre Curi, Jonas Guimarães e Luiz Claudio Romanelli. Quando houve divergências entre o então PMDB de Roberto Requião com esses deputados que apoiaram Beto Richa, houve essa migração para o PSB.
Entretanto, Artagão Júnior disse ao Portal RSN, que desconhece qualquer movimentação de saída do PSB. “Mesmo porque a nossa janela só abrirá daqui três anos. Antes disso podemos perder o mandato por infidelidade partidária. Isso não me passa pela cabeça”. Entretanto, o parlamentar disse que tem recebido convites para se transferir para outros partidos.
Conforme o parlamentar, o realinhamento à esquerda é uma proposta nacional e, “necessariamente, não será uma posição dos deputados”. De acordo com o deputado, quem tem ‘puxado’ para essa postura é Aliel Machado. “O Aliel tem essa postura mais de esquerda. Mas eu nunca me posicionei ideologicamente, porque não tenho essa bandeira. Sou o que preciso ser”.
Leia outras notícias no Portal RSN.