Um projeto apresentado pela professora Drª Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski, irá receber subsídio da Fundação Lemann e a Teachers College, da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos. A pesquisa feita pela professora do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá, trata-se de ‘Rethinking Teacher Education: Fostering Inclusive Practices for Visually-impaired Students in Mathematics Classes’. Ou seja, ‘Repensando a Formação de Professores: Promovendo Práticas Inclusivas para Alunos com Deficiência Visual nas Aulas de Matemática’.
De acordo com Faculdade Guairacá, o projeto é coordenado pela professora Drª Sani de Carvalho Rutz da Silva do campus Ponta Grossa. Tem ainda como membros da equipe professor Dr. Marcio Pascoal Cassandre e a professora Drª Elsa Midori Shimazaki, ambos da Universidade Estadual de Maringá.
Conforme informações, em outubro de 2018 a Fundação Lemann e a Teachers College lançaram o edital ‘Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education’. Assim, o projeto ‘Pesquisando o Ensino e a Aprendizagem: Um Imperativo para Equidade na Formação de Professores’ propunha o financiamento de propostas que remetessem a problemas de desigualdade no ensino e na aprendizagem.
Condicionava a estudos de pesquisa empírica em salas de aula de escolas públicas brasileiras para a formação de professores. O objetivo também era fomentar comunidades de pesquisa no território brasileiro.
PROGRAMA INTERNACIONAL
Assim, as equipes selecionadas participaram de um programa coordenado pela Teachers College, incluindo um workshop em Nova York (EUA). Além de reuniões virtuais, com o objetivo de desenvolver e implementar o projeto de pesquisa aprovado.
Além disso, ainda está previsto apoio financeiro. O objetivo é disseminar os achados das pesquisas. E isso deverá ser em reuniões de sociedades acadêmicas no âmbito nacional e internacional. Ou ainda em publicações acadêmicas de 2019 a 2021.
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