Tudo pronto para o início da temporada de verão no Paraná. O Governo do Estado concluiu os últimos detalhes da operação que, neste ano, será aberta oficialmente no dia 21 de dezembro, em Matinhos, no Litoral, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Assim, as ações serão no Litoral e nas praias de água doce no Interior do Estado.
O Verão Maior, temporada 2019/2020, será marcado por reforço de policiais e bombeiros e nos serviços de saúde. Além de saneamento, cultura, esporte e lazer, energia, além de proteção ambiental. Por fim, limpeza das praias e monitoramento da qualidade das águas.
De acordo com a assessoria de imprensa do governo, as ações envolvem inúmeros órgãos estaduais, como Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Além de Cultura, Esporte, Sanepar e Copel. Também contam com a parceria dos municípios.
Atividades que se espalharão também por outras Regiões do Estado, como as Costas Leste, Oeste e Noroeste, até março. Assim, serão ações e serviços para moradores e veranistas. Além do destaque para shows com artistas nacionais, queima de fogos. E ainda atividades de esporte e lazer, de entretenimento, além de reforço de segurança. Por fim, saúde, proteção, orientações e projetos educativos.
“Será o maior verão da história do Paraná, com uma série de atrativos que farão com que os turistas conheçam ainda mais o nosso Estado, do Litoral à Costa Oeste”, afirmou Ratinho Junior. “Uma grande ação para impulsionar o turismo, recebendo muito bem os veranistas neste período de fim de ano e férias, gerando emprego e renda em diversas cidades”, completou.
SEGURANÇA PÚBLICA
Para que os veranistas possam curtir os encantos do Paraná com tranquilidade e sem preocupação, a Secretaria da Segurança Pública ampliou o efetivo nas Regiões mais procuradas nesta época do ano, com destaque para o Litoral.
Estão programadas ações de policiamento ostensivo, proteção direta nas cidades, rodovias, praias (areia e mar), rios e matas, com o serviço de inteligência das polícias se antecipando a possíveis ocorrências.
Além disso, a Polícia Militar reforçará o policiamento no Litoral do Estado com viaturas, módulos, motocicletas, bicicletas e helicóptero, além de um efetivo reforçado de acordo com o número de pessoas que descem para curtir o verão. Também haverá reforço policial e do Corpo de Bombeiros nas Costas Oeste e Noroeste.
Secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho destacou que a parceria entre Estado e prefeituras municipais será a chave do programa Verão Maior. “O sucesso da operação depende do apoio, parceria e colaboração de todos os órgãos envolvidos. Para que possamos prestar o melhor serviço para quem vai curtir a temporada no Paraná”, disse.
Marinho lembrou que haverá policiamento costeiro, por parte do 9º Batalhão da Polícia Militar, com atenção voltada para o mar e baías que recortam o Litoral paranaense. Pela Polícia Civil, haverá reforço no quadro de investigadores, escrivães e delegados. Além disso, o trabalho contará com o apoio de uma aeronave do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), que atuará de maneira integrada com as demais forças de segurança. Ações de combate a golpes comuns nessa época também serão aplicadas.
Leia outras notícias no Portal RSN.