22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava é a primeira do PR a ter PPP na iluminação pública

Ao assinar com empresa licitada, prefeito coloca Guarapuava num sistema que só as cidades inteligentes têm. Além de LED, câmeras serão instaladas

cidade

Guarapuava é pioneira em assinar PPP em iluminação pública (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

(Foto: Arquivo/RSN)

Guarapuava é a primeira cidade do Paraná a modernizar o sistema de iluminação pública com a participação da iniciativa privada. Assim, para isso, o prefeito Cesar Silvestri Filho assinou convênio, nesta quinta (12), com a empresa ‘Ilumina Guarapuava’ numa parceria público-privada.

De acordo com o prefeito, é simbólico algo pioneiro e inovador na semana em que a cidade celebra 200 anos de história. “Somos a primeira cidade do Paraná a assinar uma PPP de Iluminação Pública. Estamos mais modernos do que nunca, isso é realmente um motivo de orgulho. Tenho certeza que nossa cidade é, e cada vez mais será, referência no Brasil e no mundo”.

De acordo com o projeto da PPP, mais de 23 mil luminárias serão substituídas no período de dois anos. Assim, haverá maior luminosidade nas ruas e calçadas. Além disso, a economia gerada nas contas públicas será de R$ 4,5 milhões por ano.

Conforme o prefeito, a população terá maior segurança e haverá redução mensal na emissão de 602,4 toneladas de CO2 na atmosfera. “Estamos oferecendo tudo de melhor para a população em termos de tecnologia e segurança”.

De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu de Souza, o projeto é diferenciado. “Esse modelo nos cobra responsabilidade e, ao mesmo tempo, traz satisfação por podermos desempenhar esse exemplo aqui em Guarapuava”.

Para o diretor presidente da ‘Ilumina Guarapuava’, Rodesom Luiz Lopes, o sistema é inteligente e mais eficiente, que oferecerá uma luminância acima do estabelecido pela norma.

Cesar Filho assina convênio com empresa licitada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

CIDADE INTELIGENTE

Com a instalação, Guarapuava terá um sistema de cidade inteligente com luminárias controladas por telegestão. Isso significa que a iluminação pública será supervisionada por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade. Além da iluminação, mais de 120 câmeras de monitoramento que estão integradas ao projeto serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Porém, segundo o prefeito, a premissa principal do projeto foi de inovar mantendo o mesmo custo que a população paga hoje para a contribuição da iluminação pública.

“Todo investimento está sendo feito com o ganho que a tecnologia nos proporciona, através das lâmpadas de LED, que consomem muito menos energia. É essa economia que está pagando a conta”.

A PRIMEIRA

A Avenida Manoel Ribas será a primeira a receber a modernização, que está prevista para iniciar em janeiro de 2020. Posteriormente as ruas Padre Chagas, Pinheiro Machado, XV de Novembro, Saldanha Marinho e as principais vias dos bairros também receberão as melhorias.

“Estamos celebrando os 200 anos com mais essa conquista. Acreditamos nesse projeto e nessa grande parceria que é um ganho para Guarapuava. Em breve, nossa cidade estará muito mais iluminada e bonita”, comemorou o vice-prefeito e secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro.

Diretor da empresa, Rodesom Lopes, assina o contrato com a prefeitura (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

✅ Parceria Público Privada permitirá a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED.

Quase 24 mil luminárias devem ser substituídas até 2022. ?

Maior luminosidade nas ruas trará mais segurança a motoristas e pedestres.  ?‍♂ ?

O município economizará R$ 4,5 milhões ao ano na conta de energia.  ?

A redução mensal na emissão de CO2 na atmosfera será de 602,4 toneladas.  ♻

Centro de Controle Operacional permitirá monitorar o funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade. ?

Inicialmente 120 câmeras de monitoramento vão ser instaladas em pontos estratégicos reforçando a segurança pública. ?

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.