O 5º Grupamento do Bombeiro em Guarapuava agora tem no comando um tenente-coronel. De acordo com portaria, após 29 anos de carreira, o major Arlisson Sanches foi promovido a esse posto. Assim, na hierarquia militar ele passa a ocupar este que é posto de oficial superior.
Desde a sua chegada em Guarapuava o Corpo de Bombeiros evolui gradativamente. Formado pela Academia Militar do Guatupê, em 1992, com passagens por Londrina, São José dos Pinhais e Curitiba, incluindo grupamentos aéreos, Sanches responde pelo comando em Guarapuava pela segunda vez.
De acordo com o Tenente-Coronel, a primeira foi quando a Incorporação ainda era uma companhia de Ponta Grossa, em 2005. Porém, devido a sua articulação junto às lideranças políticas, em 2010, o Corpo de Bombeiros foi desvinculado e passou a ser o 5º Grupamento.
Entretanto, em dezembro de 2011 retornou ao Grupamento Aéreo onde foi comandante, instrutor de voo e checador de novos pilotos credenciado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).
Porém, em março de 2016 retornou ao comando em Guarapuava. Mais uma vez a articulação política fez com que o Bombeiro se evoluísse para Grupamento de Bombeiros, ou seja, um batalhão. É a única unidade de bombeiro militar operacional do Brasil que tem a certificação Iso 9001/15.
Leia outras notícias no Portal RSN.