A partir de 2020, crianças com quatro anos de idade terão quer fazer um reforço vacinal contra a febre amarela. A determinação foi enviada aos municípios brasileiros pelo Ministério da Saúde. Assim, crianças guarapuavanas que já tenham tomado a primeira dose aos nove meses e que completaram ou completam quatro anos este ano, precisam tomar a segunda dose da vacina.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, a Secretaria de Saúde já iniciou a preparação para as ações de vacinação contra a doença. Em 2016, os casos de febre amarela aumentaram consideravelmente no Brasil. “Nossa intenção é a imunização de 80% do público-alvo. Precisamos garantir que a febre amarela não faça vítimas aqui”, destacou o secretário de Saúde, Celso Goes.
Conforme informações, o Paraná é considerado uma área de risco da doença e, por esse motivo, adultos que não tenham se vacinado também precisam se imunizar. A vacina contra febre amarela pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava. A exceção é a UBS Feroz e as urgências e emergências 24h. Por fim, para tomar a vacina, é preciso levar a carteirinha e um documento com foto.
Leia outras notícias no Portal RSN.