Neste domingo haverá a tradicional procissão de São Sebastião em Guarapuava. Cavaleiros e cavaleiras estão convidados para participar da cavalgada. A saída da praça da Igreja Divina e Trina Ternura às 8h.
De lá, os cavaleiros seguirão até a Capela de São Sebastião no Rocio. São Sebastião é Santo protetor das culturas, criações e defensor das pestes e epidemias. De acordo com Marilise Michelini, que integra a organização, a programação segue com celebração de santa missa às 10h.
Meio-dia será servido o almoço que tem no cardápio churrasco, saladas e maionese. O valor é R$ 35. A partir das 13h, tem início das festividades com barraquinhas. Entre as atividades, binguinho, jogo de argolas, pescaria e brinquedo inflável para as crianças. Além disso, às 14h tem a Final do festival e Música. E por fim às 16h, a Final do Torneio de Futebol.
HISTÓRIA
Marilise Michelini falou para ao Portal RSN, que esse lugar era um ponto de parada de tropeiros que seguiam do Rio Grande do Sul para São Paulo. E tinha um morador especial:
“Pedro Rodrigues, que teve um grande envolvimento com a comunidade. Ele fazia as reuniões com os moradores dessa localidade para missas, festas, as primeiras cavalhadas começaram aqui. Ele inclusive cuidava dos animais para essas apresentações”, ela conta.
Depois de uma vida de trabalho e dedicação com famílias junto a essa capela, Pedro Rodrigues fez um pedido antes de morrer: gostaria de ser sepultado no terreno da capela. “O pedido foi atendido e até hoje encontramos sua sepultura em frente a capela”, afirma Marilise que sempre gostou de participar da procissão dos cavaleiros, mas que desde 2017 se tornou devota do santo.
Leia outras notícias no Portal RSN.