22/08/2023
Guarapuava Previsão do tempo

Semana será marcada por tempo instável em Guarapuava

Até domingo o tempo fica instável e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia em Guarapuava. Segunda e terça de carnaval devem ter sol

TEMPO GUARAPUAVA

Semana será marcada por tempo instável em Guarapuava (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

A semana começou com instabilidade no Paraná. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a segunda foi quente e os próximos dias não será diferente. Assim, deve fazer calor e o que favorece o desenvolvimento de “chuvas de verão” em todo o Estado. As chuvas previstas são rápidas e pontuais, e devem ocorrer sempre à tarde.

Nesta segunda (17), os termômetros variaram entre 18º C e 31º C em Guarapuava. O dia teve céu parcialmente nublado com aberturas de sol e pancadas de chuva. Pode chover no  fim da tarde em algumas Regiões. O volume esperado é baixo, 5,4 milímetros. Na terça (18), uma frente fria avança pelo oceano, aumentando os índices de instabilidade no Paraná.

Por isso, em algumas áreas do Estado, pode chover já pela manhã, como é o caso do Sul do Paraná. Mas na maior parte, as chuvas estão previstas para a tarde. A previsão de temporais aumenta em relação aos últimos dias. Mesmo assim, as temperaturas ficam altas. Em Guarapuava, a terça deve ser de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva. Mínima de 19º e máxima de 31º C.

Para a quarta (19), a previsão não muda muito. Apenas a máxima cai um pouco em Guarapuava. Além disso, o volume de chuva aumenta e fica em torno de 13 milímetros. As temperaturas variam entre 19º C e 27º C.

(Foto: Gilson Boschiero/RSN)

ENTRADA DE CALOR E UMIDADE

Entre a quarta (19) e a sexta (21) o tempo vai ficar instável, com chuvas ocorrendo várias vezes ao dia. Além da frente fria no oceano, há a entrada de calor e umidade vindos do Norte do Brasil. Essas condições mantém os próximos dias com de céu parcialmente nublado e pancadas de chuva em Guarapuava.

Conforme o Simepar, na quinta (20) Guarapuava deve ter céu parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde. O volume fica em torno de 10 milímetros. As temperaturas permanecem elevadas. Mínima de 20º C e máxima de 29º C.

Já na sexta (21), as temperaturas caem um pouco e ficam mais amenas em Guarapuava durante o dia. Entretanto, as condições de chuva permanecem com céu nublado e volume de chuva esperado de aproximadamente 6 milímetros. As temperaturas variam entre 18º C e máxima de 23º C.

(Foto: Gilson Boschiero/RSN)

FIM DE SEMANA E CARNAVAL

O fim de semana do Carnaval terá um ar mais estável, o que deve dificultar a formação de nuvens e chuva no Paraná. Entretanto em Guarapuava, o sábado (22) deve ser nublado, com pouca possibilidade de chuva. Os termômetros variam entre 17º C e 25º C.

Domingo (23) deve ter céu parcialmente nublado com pancadas rápidas de chuva. O volume é baixo, cerca de 3 milímetros. O dia começa com temperaturas mais amenas, com mínima de 15º C e máxima podendo chegar a 25º C.

CARNAVAL

O sol só deve voltar a brilhar em Guarapuava na segunda e terça de carnaval. Assim, na segunda(24), o dia promete ser de céu claro conforme o Simepar. Os termômetros variam entre 15º C e 26º C. Por fim, a terça de carnaval também deve ser ensolarada na cidade. Mínima de 17º C e máxima de 29º C.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.