*Reportagem com vídeo
Dentro de 90 dias o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava voltará a ter expediente 24 horas e com escala dividida entre cinco auxiliares de necrópsia. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Artagão Junior (PSB) ao Portal RSN, com o aval do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, coronel do Exército Rômulo Marinho Soares. O diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Felipe Grochocki também participou do encontro.
De acordo com o parlamentar, audiência ocorrida no fim da tarde dessa segunda (17) ‘bateu o martelo’ na nomeação de mais dois auxiliares de necrópsia, totalizando cinco profissionais no IML de Guarapuava. “Isso permitirá uma escala humanizada”, disse Artagão Junior.
Conforme o secretário, o reforço no efetivo do IML depende apenas da formação dos novos profissionais. “Esse é um compromisso com o nosso deputado e com o povo de Guarapuava. Vamos fazer o IML funcionar 24 horas”.
BANDEIRA DO PORTAL RSN
A ampliação do número de profissionais e consequentemente no horário de expediente do IML é uma das bandeiras que vem sendo defendida pelo Portal RSN desde 2018.
Porém, o quadro agravado veio à tona novamente no dia em que seis pessoas morreram em acidentes na Região de Guarapuava e um auxiliar de necrópsia trabalhou 16 horas, ininterruptamente. Dias depois, quando o expediente foi reduzido das 22h para às 20h, cadáveres tiveram que ser liberados somente no dia seguinte, aumentando o drama de familiares. Essa situação também foi mostrada pelo Portal RSN.
Com base nessas informações, o deputado Artagão Junior fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, chamando o Governo à sua responsabilidade. Em seguida, a Secretaria de Segurança anunciou a contratação de 20 profissionais já aprovados em concurso.
Assim, após a audiência dessa segunda (17), o deputado anunciou a destinação de mais dois auxiliares de necrópsia. O que aumenta para cinco profissionais nesse setor. Isso permitirá que o IML de Guarapuava volte a atender 24 horas por dia.