Uma reunião dos conselho da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) decidiu que algumas atividades possíveis serão feitas de modo remoto, ou seja, em casa. Assim, esse é caso das atividades de extensão e pesquisa. Orientações e bancas, por exemplo, terão continuidade se estas forem a distância.
De acordo com a Universidade, a decisão foi tomada pelo Conselhos de Administração (CAD) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e é válida pelo período de suspensão das aulas. Quanto as atividades administrativas, a decisão é de que cada unidade vai definir o que poderá ser de modo remoto.
Porém, as atividades essenciais serão mantidas utilizando o mínimo possível de agentes universitários, que atuarão em sistema de rodízio. Além disso, serão liberadas as pessoas integrantes de um dos grupos de risco para o Covid-19. São idosos, hipertensos, cardíacos, diabéticos e asmáticos.
Conforme a determinação do decreto 4.230, estagiários serão dispensados dos trabalhos presenciais, podendo trabalhar ‘home office’, e sem nenhum prejuízo financeiro. Porém, as atividades imprescindíveis, que demandam a permanência dos estagiários, desde que resguardada a segurança dos alunos, poderão ser mantidas.
CALENDÁRIO PERMANECE
Por enquanto, o calendário não foi suspenso. Tanto CAD quanto Cepe deliberaram por uma nova convocação conjunta dos conselhos para voltar a discutir o assunto.
Em princípio, ficou agendada para o dia 13 de abril, caso a Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Coronavírus (Covid-19) julgue pertinente que os conselheiros sejam reunidos em decorrência dos desdobramentos da doença. Caso contrário, a decisão caberá à reitoria da universidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.