O Paraná tem agora 60 casos confirmados do novo coronavírus, 1.518 em investigação e 159 oficialmente descartados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda (23) mais seis casos da Covid-19 no Paraná. Os pacientes são de Curitiba (3), Cianorte (2) e Cascavel (1). As seis mulheres têm entre 28 e 53 anos e estiveram em São Paulo, Emirados Árabes e/ou contato com caso confirmado.
Entretanto, o Estado aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para poder negativar aproximadamente 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A plataforma apresenta instabilidade há cerca de uma semana.
Assim, preocupado com a dissipação de notícias falsas, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, “pede à população que não compartilhe notícias e informações não oficiais para evitarmos a divulgação de fake news e a instalação de pânico desnecessário”.
Paraná
O Governo do Estado emitiu nesse sábado (21) um decreto (4.315/2020) que regulamenta o instrumento da Requisição Administrativa. Assim, a medida emergencial e extraordinária prevista na Constituição Federal para casos como a pandemia do novo coronavírus, permite ao Estado utilizar bens móveis, imóveis ou serviços particulares.
O Estado também irá contratar 256 profissionais da saúde aprovados em concurso público para encorpar a força-tarefa contra o coronavírus no Paraná. Assim, as nomeações constam nos decretos 4.299 e 4.300 publicados esta semana.
Por fim, já foram aprovados em dezembro nos exames médicos, os novos servidores começam a trabalhar imediatamente. Outros 106 também foram convocados e estão finalizando as avaliações médicas. Com isso, serão 362 novos servidores reforçando os quadros da Secretaria Estadual da Saúde.
Leia outras notícias no Portal RSN.