A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio da Superintendência Geral do Esporte, anunciou o cancelamento dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) deste ano. A decisão é válida para todas as etapas dos Jogos e faz parte das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Guarapuava sediaria duas etapas da competição.
De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Felipe Kurhan, são medidas excepcionais e necessárias para o momento. “Agora devemos priorizar a saúde de todos. Quando tudo passar, o Esporte voltará ainda mais forte, afinal, será um importante meio de retomada da qualidade de vida de nossa gente, além de fundamental no fomento da economia do município”.
ETAPAS EM GUARAPUAVA
Nas etapas previstas para Guarapuava, o município reuniria em média, 900 alunos na fase municipal. Entretanto, na fase final da categoria B, de 12 a 14 anos, prevista para ocorrer em julho, estimava-se a presença de mais de cinco mil atletas.
“Nessas etapas há uma dependência do calendário escolar, já que as escolas são utilizadas para alojamento das delegações durante esses eventos. Com a suspensão das aulas, não há como organizar essa logística. Esperamos pelos Jogos do próximo ano para que possamos recompensar os atletas com grandes eventos”.
OUTROS JOGOS OFICIAIS
Assim, os demais jogos oficiais permanecem apenas suspensos. Lideranças esportivas municipais e estaduais trabalham no estudo e formatação de um novo calendário para as competições, analisando caso a caso.
Por fim, grandes eventos esportivos foram adiados ou cancelados ao redor do mundo devido a pandemia da Covid-19, a exemplo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que ocorrerão apenas em 2021.
Leia outras notícias no Portal RSN.