As inscrições para os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unicentro seguem abertas até o dia 18 de maio. Todo o processo de inscrição é on-line. De acordo com o diretor da Pesquisa da Unicentro, Luciano Farinha, os projetos de pesquisa serão desenvolvidos, entre primeiro de agosto desse ano e 31 de julho de 2021.
É um programa de nível nacional com modalidades com bolsa e modalidades voluntárias. É um programa de um ano, onde o aluno tem a possibilidade de desenvolver um plano de atividades. Não digo um projeto, um plano de atividades dentro de uma pesquisa, dentro desse período de um ano, com o acompanhamento e orientação de um professor.
Para Caroline Hosel Miranda, estudante do terceiro ano de Arte, que participa do programa de iniciação científica como bolsista, e está na fase final da pesquisa, o programa agrega conhecimento, e é uma forma de permanência na universidade. “Com a bolsa a gente consegue pagar as contas sem precisar trabalhar. A bolsa me auxilia bastante, acaba sendo uma força bem interessante”.
FINANCIAMENTOS
As bolsas dos programas de IC e de IT são financiadas pelo CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. E também pela Fundação Araucária, que é o órgão paranaense de fomento à pesquisa, além da própria Unicentro.
Os estudantes também podem fazer pesquisas como voluntários. Para quem quer desenvolver pesquisas a partir de primeiro de agosto, o primeiro passo é procurar um professor que possa orientar o trabalho. Conforme Zoraide da Fonseca Costa, professora do Departamento de Ciências Econômicas, o trabalho do orientador começa agora, auxiliando os alunos na definição do tema e no direcionamento do plano de trabalho.
“O papel do orientador é direcionar o aluno naquela questão, porque às vezes o aluno quer abranger uma série de coisas, ele quer abraçar um objetivo geral que, às vezes, é impossível de fazer. Então, o orientador ele tem que dar essa direção”.
PESQUISA E BENEFÍCIOS
Além disso, participar de pesquisas abre muitos horizontes para os estudantes, como explica a professora e orientdora Daiane Stoeberl da Cunha, do Departamento de Arte.
“Ele [aluno] precisa publicar, tornar público, participar de um congresso, de um evento, ter um artigo, um resumo publicado. Isso é muito importante para a trajetória daqueles que querem continuar desenvolvendo pesquisa, para fazer um mestrado, por exemplo”.
As inscrições para os programas de iniciação científica e tecnológica são feitas pelos orientadores, que indicam os orientandos. Todo o processo é realizado on-line no Sistema de Gestão Universitária (SGU).
Os professores interessados em participar dessa edição dos programas de IC e de IT têm até o dia 18 de maio para fazer o registro. O edital pode ser conferido na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, no site da Unicentro.
Leia outras notícias no Portal RSN.