22/08/2023


Guarapuava Segurança

16º Batalhão da Polícia Militar implanta Rocam em Guarapuava

Além da aproximação do policial com a comunidade, o motopatrulhamento feito pela Rocam é flexível e dá maior agilidade ao enfrentamento da criminalidade

918d13b9-f99a-4a56-8eac-4fa3de384373

16º Batalhão da Polícia Militar implanta Rocam em Guarapuava (Foto: Ascom/Polícia Militar)

O 16º Batalhão da Polícia Militar de Guarapuava implantou nessa terça (12), a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) no município. De acordo com informações da PM, o policiamento com motocicletas promove visibilidade à atividade de policiamento ostensivo, favorecendo a aproximação do policial com a comunidade.

“Essa aproximação se dá, conforme a Polícia Militar, pela facilidade de parada e estacionamento da motocicleta, bem como a possibilidade de realização de pontos-base em locais de grande circulação de pessoas, concentração de comércio e agências bancárias”.

Assim, segundo a Polícia Militar, o motopatrulhamento poderá atender a demandas de enfrentamento da criminalidade com maior rapidez e eficácia. Isso porque em muitas situações de roubos, furtos, latrocínios e homicídios, os marginais usam motos para fugir.

Desta forma, a agilidade do motopatrulhamento torna o policiamento extremamente versátil e flexível, Com isso, a Rocam poderá ser utilizada desde o patrulhamento ao pronto emprego policial, que permite chegar a locais de difícil acesso como becos e ruelas.
Além disso, subir escadarias, cruzar canteiros centrais, calçadas e pontes estreitas. E por fim, promover a eficácia da polícia na prevenção dessa modalidade criminosa. 

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo