A população guarapuavana, além dos setores de comércio e serviços, indústrias, de agricultura e agroindústria ainda pode participar da atualização do plano municipal de gestão de resíduos. Até sexta (5), segue aberto o prazo para preenchimento dos questionários on-line que integram a pesquisa sobre a gestão dos resíduos sólidos no município. A pesquisa é composta por perguntas específicas, como produção de sacos de lixo orgânicos e recicláveis, locais de descarte e coleta.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, a atualização e adequação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos ocorre a cada quatro anos. Assim, estabelece metas voltadas ao cuidado com os resíduos produzidos na cidade nos próximos 20 anos.
Dividimos o plano em cinco etapas, que são elaboradas e executadas pela empresa Envex Engenharia, vencedora do processo licitatório. Neste momento, buscamos ouvir a população para que o plano cumpra com as demandas ambientais da cidade, por isso, a participação da comunidade e dos setores especificados é muito importante para construirmos um plano alinhado com nossa população e anseios locais.
A atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos atende a Lei Federal 12.305/10, que institui aos municípios medidas de atenção ao tratamento dos resíduos sólidos. Por isso, a elaboração seguirá contando com participação da comunidade também em audiências públicas, previstas em etapas futuras.
O Plano Municipal de Resíduos Sólidos será executado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente. Abaixo confira o link disponível para cada um dos públicos da pesquisa.
- População em geral: https://tinyurl.com/y8v6jojl
- Comércio e serviço: https://tinyurl.com/ybrs4r4r
- Indústrias: https://tinyurl.com/y9bfylat
- Agricultura e agroindústria: https://tinyurl.com/y9q2qule
Leia outras notícias no Portal RSN.