A campanha Junho Violeta, lançada nessa segunda (01) pela Prefeitura de Irati na live sobre o atendimento intersetorial e orientações à população idosa, tem a finalidade de criar uma sensibilização social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. Assim, disseminando a ideia de que ela não deve ser aceita em nenhuma situação.
Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação de direitos, demonstrando o retrocesso da evolução social quanto às afirmações dos direitos humanos. Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, estará disseminando materiais preventivos em forma de denúncia.
O dia 15 de junho marca o “Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa. De acordo com a secretária municipal de assistência social, Sybil Dietrich, a violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais.
Existem várias formas de violências praticadas contra a população idosa, destacando-se principalmente as violências psicológicas, físicas e sexuais, bem como o abandono e a negligência.
Denúncias sobre violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo telefone 100.
Leia outras notícias no Portal RSN.