Mais de 100 cães aguardam adoção no Canil Municipal de Guarapuava. Após o processo de castração em massa feito pela prefeitura em cães do canil, 150 fêmeas se tornaram aptas à adoção. No entanto, a procura pelos animais tem sido baixa e poucos deles ganharam o tão esperado lar.
O médico veterinário responsável pelo canil, Eros de Souza Ferreira, explicou que apesar dos animais receberem atenção e cuidados no local, este não é o lugar ideal para eles.
Os cães são animais dedicados aos donos e constroem laços fortes de amor e carinho. Eles precisam ter quem proteger e estar por perto. São uma companhia que pode nos ajudar nos momentos e realidades mais adversas.
Desse modo, quem tiver interesse em adotar um amigo, basta ir até o Canil Municipal de segunda a sexta, das 13h às 17h. Além disso, estão disponíveis os telefones (42) 3624-6246 ou (42) 3624-2214. O Canil Municipal fica na fica na Estrada do Rocio, próximo ao aeroporto.
Conforme a Secom, vale destacar que a equipe do Canil Municipal segue todas as recomendações de prevenção à covid-19 como distanciamento, uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel, entre outras.
ADOÇÃO RESPONSÁVEL
Para adotar um animal é necessário atender alguns pré-requisitos que garantem a viabilidade da adoção, como ter mais de 18 anos e se responsabilizar pela vida inteira do animal por meio de um termo de compromisso que garante o cuidado e bom tratamento.
Além disso, é importante reiterar ainda que o abandono e maus tratos de animais é crime. A denúncia é legitimada pelo Artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e do Artigo 164 do Código Penal.
Assim, a pena prevista pelo Artigo 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Já a pena prevista pelo Artigo 164 do Código Penal é de detenção, de 15 dias a 6 meses, ou multa. Em ambas, ocorre a perda da guarda do animal. Por fim, maus tratos e abandono devem ser denunciados pelo 156.
Leia outras notícias no Portal RSN.