*Reportagem com vídeo
A velha igrejinha de pré-moldado localizada num barranco às margens da PR-170 ganhou estrutura nova. A partir da dedicação voluntária dos fiéis a capela em honra à Nossa Senhora das Graças foi ampliada e reformada. Entretanto, a benção do altar e do ambão nesse domingo (19) teve uma solenidade especial. A primeira missa celebrada pelo bispo Dom Amilton Manoel da Silva, após a posse na Diocese de Guarapuava, no sábado (18), foi celebrada nessa igreja.
De acordo com o casal Elidiane e Paulo Lima, a Igreja que fica na Vila Operária, no bairro Boqueirão, pertence à Paróquia Divino Espírito Santo. “As pessoas têm a igreja como referência para encontros da Melhor Idade e para as missas aos domingos às 10h30”.
A vila congrega cerca de 200 famílias e a igreja reúne uma média de 80 a 100 pessoas nas celebrações. Conforme Paulo Lima, com a estrutura antiga, a maioria ficava fora da Igreja por falta de espaço.
A UNIÃO
Conforme o líder comunitário, foi a união dessas pessoas que possibilitou a reforma. “Eu e a Lidiane demos a ideia e muitos voluntários se somaram a nós. A capela foi ampliada, construída uma capela para o Santíssimo Sacramento. Houve também a troca do forro e do piso, pinturas internas e externas e a construção de uma torre para ser colocada a padroeira da comunidade Nossa Senhora das Graças”.
De acordo com o líder comunitário, tudo isso foi o resultado de um trabalho feito pelas mãos de dezenas de pessoas que colocaram seus dons a serviço da Comunidade. “Para alcançarmos essa conquista encontramos muitos corações generosos. Também tudo aconteceu com o grande incentivo do Pároco Padre Luciano Romero da Silva”.
A PRESENÇA DO BISPO
“Estou em estado de graça”. Essa frase dita por Paulo Lima expressa a emoção dos momentos de entrega da capela à comunidade. Porém, esse sentimento é ainda maior com as bençãos do bispo Dom Amilton Manoel da Silva que escolhe “Nossa Senhora das Graças” para celebrar a primeira missa como bispo diocesano.
Artista plástico, cantor, compositor e violonista, Dom Amilton surpreendeu os fiéis ao tocar e cantar uma das músicas que é autor (veja o vídeo abaixo). Assim, após a celebração, ele escreveu a impressão que teve da comunidade, postando uma mensagem no Facebook.
Minha primeira atividade depois de tomar posse como Bispo de Guarapuava, foi celebrar, nesta manhã na “capela do barranco” (porque fica sobre um grande barranco à beira da rodovia), comunidade Nossa Senhora das Graças (Paróquia Divino Espírito Santo – padres Stigmatinos). Benção do altar e do ambão. Liturgia bem preparada, simplicidade e muita fé. Foi um mimo de Nossa Senhora me proporcionar este momento. Ao final, o Sr. Paulo [Lima] agradeceu às dezenas de voluntários que em 100 dias se dedicaram a colocar tijolos, pintar, lavar. Tudo para a beleza do pequeno templo dedicado à Maria. Parabenizo a comunidade e aos padres Luciano e Cleber pelo incentivo. Isto é ser Igreja de Cristo.
ASSISTA O VÍDEO
Leia outras notícias no Portal RSN.