O Paraná vai gastar R$ 46 milhões para modernizar estradas rurais em todo o Estado. Municípios como Guarapuava, Prudentópolis, Virmond e Chopinzinho, já receberam melhorias. E agora, o município de Goioxim com pouco mais de 7 mil moradores, começa a receber as obras.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a intervenção na comunidade dos Cochos têm quatro quilômetros. Além disso, a intervenção será complementada com mais dois quilômetros na comunidade São Pedro. Assim, os gastos serão de R$ 1.533.401,61. Entretanto, a contrapartida municipal é de R$ 80.705,35. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2021.
O agricultor da Comunidade dos Cochos, Lauro José Kosmenk de 61 anos, é um dos moradores impactados pela obra de pavimentação. Assim, saem os cascalhos misturados com terra batida e entram as pedras irregulares. A estrada é o corredor de escoamento da produção até o Centro de Goioxim. “É uma outra vida. Já melhorou muito”.
Conforme o governador Carlos Massa Ratinho Junior, é preciso ter um olhar atento aos pequenos municípios. E ampliar a infraestrutura das cidades. “Estamos beneficiando uma infinidade de pequenos agricultores que dependem dessas estradas para trabalhar, escoar a produção e cuidar da família. É o tipo de obra que tem um impacto direto na geração de emprego e renda em pontos diferentes do Estado”.
SÃO PEDRO
Um pouco mais afastado dali, na comunidade São Pedro, a pavimentação poliédrica faz o agricultor Francisco Carlos Ferreira da Silva de 57 anos, escancarar um sorriso no rosto. As melhorias passam em frente da propriedade dele.
“Fica fácil de sair, levar o produto até o comércio, acaba a poeira, os atoleiros nos tempos de chuva. Além disso, facilita o transporte das crianças para a escola. É algo muito importante para quem é daqui”.
OBRAS NA REGIÃO
Atualmente, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento tem 59 convênios para pavimentação ou readequação de vias em todas as Regiões do Estado. Conforme a Secretaria, já foram contemplados 48 municípios dentro dessa estratégia de melhorar o escoamento da produção rural e o cotidiano das famílias que vivem no campo. No total, são cerca de 185 quilômetros.
De acordo com a Agência, as iniciativas fazem parte do Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas – Estradas da Integração, gerenciado pelo Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro). Entretanto, esse programa deve ser ampliado com o financiamento de R$ 1,6 bilhão que o Governo do Estado captou junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A operação aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), deve ter contrato assinado nos próximos dias. As obras de reestruturação nas vias do campo devem ter cerca de R$ 100 milhões de recursos, conforme projeções.
HUB LOGÍSTICO
De acordo com Ratinho Junior, o Paraná tem como estratégica apostar nas vocações. Isso porque cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, vem do agronegócio. “Essas intervenções na malha rural preparam o Paraná para crescer e atrair novos parceiros para investimentos, dentro da nossa estratégia de ser um grande hub logístico da América do Sul”.
Por fim, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara afirmou que o Paraná tem uma grande malha rodoviária. Porém, essa malha geralmente municipal, não é pavimentada. Vias que diariamente têm grande circulação de insumos, sementes, fertilizantes, calcário, ração.
“E uma estrada ruim significa custo maior para a agricultura. Assim, a pavimentação permite comodidade, melhores preços e uma competitividade maior”.
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