A partir da segunda (19) as atividades extracurriculares estarão de volta nas escolas do Paraná. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Governo do Estado anunciou a retomada nessa sexta (9).
Conforme a liberação, a medida também abrange as escolas municipais e privadas. Enquadram-se na medida as turmas do Infantil (cincos anos em diante), Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Entretanto, as aulas curriculares presenciais seguem suspensas.
Entretanto, segundo o Governo, a decisão foi tomada com base em dados das secretarias estaduais da Saúde e da Educação e Esporte. Assim, a liberação leva em conta a redução do risco epidemiológico, com queda de contágio. Além da redução nos números de mortes e da ocupação dos leitos em hospitais.
De acordo com a Educação, a proposta oferece reforço escolar e nivelamento. Além de atividades de educação física, idiomas e artes, sempre seguindo protocolos de sanitários.
ADESÃO
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, disse que o retorno será facultativo à adesão das famílias. Assim os pais ou responsáveis devem autorizar a presença dos filhos nas atividades extracurriculares.
Conforme o secretário, com base nas autorizações dos pais, serão definidas a logística da reabertura das escolas.
Entretanto, Feder acrescenta que na rede estadual continuam as aulas remotas no Aula Paraná.
ATIVIDADES POSSÍVEIS
São consideradas atividades extracurriculares: recursos escolar e nivelamento; aprofundamento da aprendizagem; atendimento educacional especializado; atendimento pedagógico individualizado. Além de cursos de idiomas; experimentação e iniciação científica; cultura e arte, esporte e lazer. Assim como: tecnologias da informação, da comunicação e uso de mídias; meio ambiente. E ainda: direitos humanos; promoção da saúde; e mundo do trabalho e geração de rendas.
Leia outras notícias no Portal RSN.