22/08/2023


Educação Paraná

Mais de 250 mil alunos usam sistema para correção de redações no PR

O sistema 'Redação Paraná' usa inteligência artificial para auxiliar alunos e professores na correção de redações

redacao_parana_2

Mais de 250 mil alunos usam sistema para correção de redações no PR (Foto: SEED/AEN)

O sistema Redação Paraná, que usa inteligência artificial para auxiliar alunos e professores na correção de redações, está sendo utilizado, desde 30 de novembro, por 255 mil estudantes da rede estadual, na fase piloto de implantação. Eles são alunos dos cerca de dois mil professores de Língua Portuguesa em todo o Estado, para os quais a ferramenta já foi disponibilizada.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os docentes participaram do curso Formadores em Ação, oferecido pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. Em 2021, a plataforma deve estar disponível para todos os estudantes e professores da rede.

Desenvolvida internamente pela Diretoria de Tecnologia e Educação da Secretaria, a ferramenta é um sistema dotado de inteligência artificial. Dessa maneira, baseado em mais de 2,5 mil regras de linguagem, que faz análise de texto e sinaliza em tempo real os erros de gramática, ortografia, pontuação, contração, redundância, semântica e sintaxe.

Além disso, há explicações sobre os erros cometidos, pontuação prévia para os textos e um mecanismo que evita o plágio, impedindo as opções copiar/colar.

REPERCUSSÃO

Portanto, a proposta do programa é beneficiar tanto os estudantes, que poderão treinar a escrita e alcançar melhores resultados nas redações. Bem como os professores, que poderão focar na argumentação e nas ideias do texto, devido à pré-correção rápida e otimizada feita pela ferramenta.

Conforme a professora Izabella Regina Passo Pimental, o retorno dos estudantes está sendo muito bom. “Um aluno do 3º ano lamentou não poder mais usar a plataforma, já que está deixando a escola. Ele disse ‘professora, que legal. Fico feliz pelos alunos que virão’. Os professores também gostaram bastante. Acharam que é algo que vai somar ao trabalho”.

De acordo com Tânia Teresinha Aziliero Belló, técnica pedagógica, a ferramenta trará benefícios para os estudantes que começarem a utilizá-la no Ensino Fundamental. “Quando eles chegarem ao Ensino Médio, vão entrar com uma outra visão de escrita, reescrita, leitura, melhoria de vocabulário e percepção do que está sendo escrito”.

TREINO PARA PROCESSOS SELETIVOS

O Redação Paraná pode ser útil para os estudantes que desejam participar de processos seletivos que usam a redação como critério avaliativo. Eles têm autonomia para buscar propostas de redação na plataforma e praticar sozinhos a escrita, recebendo as correções instantaneamente.

Conforme Gustavo Garbosa, diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria, o objetivo final é que o aluno tenha todos os instrumentos para aprender a fazer uma boa redação. “É uma ferramenta que permite que o professor proponha temas específicos para suas turmas e que o aluno navegue nos milhares de temas baseados no Enem e em concursos”.

PROJETO PILOTO

Ao longo do mês de novembro, a novidade esteve em fase de testes. Assim, sendo utilizada por aproximadamente 1.800 alunos e 75 professores dos Núcleos Regionais da Educação de Loanda e de Assis Chateaubriand. Em 30 de novembro, aconteceu a expansão para os 255 mil estudantes e 2 mil professores.

Por fim, a proposta é que, durante o ano letivo de 2021, o programa possa ser acessado pela totalidade dos professores e estudantes da rede estadual.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo