Demora no atendimento, pessoas passando mal nos corredores, unidades em férias. Estas são algumas das reclamações que vem sendo recebidas diariamente pela RSN referentes ao sistema municipal de saúde.
De acordo com denúncia feita por Letir de Souza Barros na terça-feira (4), idosos e outros pacientes passaram mal pela morosidade no atendimento num dos centros de urgência em Guarapuava. Em crítica encaminhada à RSN, Letir diz que a "saúde está passando longe dos postos da cidade. Há postos e o Cisgap em férias como se saúde de guarapuavano tambem tirasse férias. Um caos hoje no postao de saúde (Centro de Urgência Municipal) com idosos doentes, pessoas desmaiando", informou. "Todo final de ano recebo uma carta falando que boas festas e parceria dos prefeitos , mas que parceria é essa se a gente leva um senhor de idade para consultar e demora quase 3 horas para ser atendido? Onde estão os direitos do cidadão nesta hora e onde estão os responsáveis pela saúde que nesta hora nem aparecem?" questiona.
Por telefone, Maria Aparecida da Luz, que mora no Bairro Santa Cruz, disse que há 8 meses espera para fazer uma tomografia. "Fui lá no Cisgap e encontrei tudo fechado. Me disseram que estão em férias", reclamou.
De acordo com informações dadas pela assessoria do secretário municipal de saúde, Cícero Vicentim, as 10 unidades dos Centros Integrados de Atendmento (CIAs) estão atendendo normalmente. O horário de expediente é das 7 horas às 21 horas, diariamente. Os Postos de Saúde da Família (PSF), num total de 31 cadastrados na Secretaria de Saúde, também abrem diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, segundo a assessoria.
Já o Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde) que funciona nas instalações do antigo Postão, no centro da cidade, está fechado e os trabalhos só retornam no dia 20 de janeiro. Portanto, os exames especialiazados e de maior complexidade (guia verde) não estão sendo agendados e nem realizados. Nesse mesmo prédio, na parte debaixo da unidade, os exames simples solicitados por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), aqueles com guia azul, estão sendo marcados e realizados. A vacinação também está sendo disponibilizada.