22/08/2023
Cotidiano Região

História de Irati passa pelos 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz

A Paróquia Nossa Senhora da Luz tem caminhada de conquistas e atuações importantes de sacerdotes que fizeram a diferença

padres-Paulo-WakoczTadeuDziedzicWendelinSwierczek1937matriznsluzIrati

90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz marcam história de Irati (Foto: Reprodução/Portal Clique)

A Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati, está comemorando 90 anos. Nessa quinta (11) à noite, uma missa solene celebrada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi e pelos padres Jorge Casimirski e Alexandre Spena, marcou a data. De acordo com o escritor e paroquiano Herculano Batista Neto, em 1904, uma pequena capela era dedicada a Nossa Senhora da Luz.

“Só depois, em 11 de março de 1931, foi elevada à condição de paróquia. Nestes tantos anos uma grande alegria por constatar as bênçãos derramadas ao povo de Deus que a ela se acercou”.

Os primeiros párocos eram poloneses e os coadjutores deles também. E esse trabalho foi fantástico. Então, mandamos aos padres vicentinos, franciscanos capuchinhos e diocesanos, nossas orações e nosso agradecimento pelo trabalho em favor do povo. Paróquia não é espaço físico, mas uma comunidade irmanada.

Conforme o Portal Clique, a criação da paróquia constou do ato nº 1 do bispo Dom Antônio Mazzarotto, assinado em 11 de março de 1931.

(Foto: Reprodução/Portal Clique)

HISTÓRIA

(Foto: Reprodução/Portal Clique)

A Paróquia Nossa Senhora da Luz, tem uma caminhada de conquistas e atuações importantes de sacerdotes que fizeram a diferença na comunidade. A bênção da primeira capela ocorreu em 1904, onde 27 anos mais tarde ganhou a elevação, sendo a primeira Paróquia de Irati.

Assim, o Padre Paulo Warkocz, lazarista polonês, acabou designado como primeiro pároco. As obras da futura Matriz começaram em julho do ano seguinte. Dessa maneira, 12 anos mais tarde, tomou posse padre Tadeu Dziedzic, também polonês lazarista, que permaneceu até 1948, quando os freis capuchinhos – por meio do frei Nereu M. do Vale – passaram a dirigir a paróquia.

Na década de 50, com os trabalhos da nave principal prontos, a comissão liderada pelo frei Joaquim Maria, de Curitiba trabalhou em prol da edificação das torres. Ainda, da aquisição do conjunto de sinos e do altar de mármore. Bem como dos novos pavilhões de festas, da nova casa paroquial e do Centro Comunitário Frei Leopoldo Mandic.

Além disso, muitos outros freis estiveram à frente da Paróquia, destacando-se nomes como: frei Irineu, frei Jaime L. Stolf, frei Jorge Tessaro. E também, frei Clemente Vendramin, frei Jaime Manfrin e frei Anselmo Schuarça. Contudo, em 1992, os franciscanos deram por encerrada a missão nesta comunidade e os vicentinos da Congregação da Missão assumiram a Paróquia. No entanto, apenas nove anos mais tarde, em janeiro de 2001, os padres diocesanos assumiram.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.