Entre os dias 15 e 31 de março, os Procons de todo o Brasil promovem um mutirão on-line de renegociação de dívidas. De acordo com as informações da Secretaria de Comunicação de Guarapuava, a ação ocorre juntamente com um conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.
Ainda de acordo com as informações o Procon de Guarapuava, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (ProconBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Fenabram), há a promoção do as negociações ocorrem através da plataforma.
Dessa maneira, a ação dos órgãos de defesa do consumidor, tem como objetivo a tentativa de reestabelecer o equilíbrio do orçamento familiar. Além disso, busca viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas e buscar soluções para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira, por exemplo.
PROCON GUARAPUAVA
De acordo com a coordenadora do Procon Guarapuava, Luana Esteche, o mutirão é uma grande chance para os consumidores negociarem suas dívidas e saírem do vermelho. Ela aconselha que antes de aderir ao mutirão de negociação, o consumidor avalie sua condição financeira. “O ideal é que o consumidor avalie qual o valor de parcela pode assumir para a quitação de suas dívidas. O importante é não assumir responsabilidade maior do que o sua renda pode suportar”.
O Prrocon de Guarapuava estará disponível para auxiliar os consumidores no preenchimento das informações através do telefone 3 621-4590, 3 621-4591 e 3 621-4592.
COMO PARTICIPAR?
Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Assim, no momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.