22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Sexta da Paixão simboliza a morte de Jesus para os cristãos

Esta data é comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que é neste domingo (4)

jesus-3279880__480

Sexta Feira Santa marca a morte de Jesus (Foto: Reprodução/Facebook)

Nesta sexta (2), é feriado da Sexta-Feira Santa. Ocorre a celebração pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e integra as festividades da Páscoa, que é neste domingo (4). O dia simboliza a ressurreição do Messias. De acordo com as informações, a data muda a cada ano, mas sempre celebra-se na sexta que precede o domingo de Páscoa.

Desse modo, seguindo a tradição, para se definir o dia de celebração da Sexta-Feira Santa, ocorre na primeira sexta de lua cheia após o equinócio de primavera – no Hemisfério Norte. E ainda equinócio de outono – no Hemisfério Sul. Neste caso, a Sexta-Feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Assim, após a definição da data, outras comemorações têm data definida. Como o domingo de Páscoa, a Quarta-Feira de Cinzas – primeiro dia da Quaresma e o Carnaval.

TRADIÇÃO

Conforme o cristianismo, a Sexta-Feira Santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Para os católicos, tradicionalmente, é um dia de rituais e penitências, como o jejum e abstinências. Tradicionalmente várias cidades fazem a encenação da Paixão de Cristo. Porém, com a pandemia as atrações tiveram suspensão, com a finalidade de evitar aglomerações.

Assim, nas apresentações ocorrem homenagens. Além disso, outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, como julgamento, crucificação e ressurreição do “mundo dos mortos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo