22/08/2023


Brasil Educação

Começa o prazo para matrículas em chamada única do Sisu

Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino

SISU

Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino (Foto: Agência Brasil)

Já começou o prazo de matrículas para candidatos aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino. Assim, nesta edição do Sisu – que terá uma única chamada – serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior.

Conforme a Agência Brasil, quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar interesse por meio da página do Sisu na internet, até a próxima sexta (23), em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer. O estudante selecionado na chamada regular em uma das opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter se matriculado na instituição.

SISU

De acordo com as informações, um edital próprio de cada instituição participante definirá os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular. Assim , o Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado.

Além disso, a seleção de candidatos ocorre a partir das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por fim, em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo