22/08/2023
Brasil Cotidiano

Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda 2021

A liberação ocorre a partir das 10h no site da Receita Federal. Lote será o maior da história em valor e em número de contribuintes

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

A liberação ocorre a partir das 10h no site da Receita Federal. Lote será o maior da história em valor e em número de contribuintes (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir das 10h de hoje (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo, saberá se vai receber dinheiro do Fisco ainda este mês. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021.

De acordo com a Receita, será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado quanto em número de contribuintes. Assim, ao todo 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.  Desse total, R$ 5.548.337.897,41 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos, 1.966.234 entre 60 e 79 anos, 127.783 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença. E por fim, 891.421 contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda.

Além disso, o restante do lote terá destino a 263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 28 de fevereiro deste ano.  O dinheiro será pago em 31 de maio. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet.

CALENDÁRIO

Conforme a Agência Brasil, inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física passou para 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19.

No entanto, apesar do adiamento, o calendário original de restituição se manteve, com cinco lotes e pagamento entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Por fim, a restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não ocorrer, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.