Mesmo debaixo de críticas e com o posicionamento contrário de médicos, esportistas e especialistas para que a Copa América ocorra no Brasil, diante da situação epidemiológica em que se encontra o país, o governo federal insiste e aprovou a competição em solo brasileiro.
Polêmica deixada de lado, na noite dessa quarta (2), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou os horários e locais onde ocorrerão os jogos da Copa América de 2021, transferida para o Brasil. Assim, a estreia da seleção comandada pelo técnico Tite será no domingo 13 de junho às 18h. A partida contra a Venezuela será no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O formato da competição não foi alterado. Desse modo, as 10 seleções do continente estão divididas em dois grupos com cinco times em cada. De acordo com a Agência Brasil, os quatro primeiros se classificam às quartas de final. O Brasil está no Grupo B.
Além da Venezuela, a equipe canarinho terá pela frente Peru (dia 17, às 21h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro), Colômbia (dia 23, também às 21h e no Nilton Santos) e Equador (dia 27, às 18h, no estádio Olímpico de Goiânia). Os brasileiros só não atuarão na Arena Pantanal, em Cuiabá.
PRÓXIMA ETAPA
Nas quartas de final, caso avance em primeiro lugar, o Brasil encara o quarto colocado do Grupo B (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) às 22h do dia 3 de julho, em Goiânia. Se passar em segundo, atua no mesmo dia, no Mané Garrincha, mas às 19h, contra o terceiro da outra chave.
Desta forma, classificando em terceiro no Grupo A, os brasileiros terão pela frente o segundo melhor time do Grupo B no dia 2 de julho, às 18h, no Olímpico de Goiânia. Caso a seleção brasileira só consiga a quarta vaga da chave, o Brasil joga no Nilton Santos, às 21h, contra o líder do outro grupo, também no dia 2.
As semifinais estão previstas para os dias 5 (20h, no Nilton Santos) e 6 (22h, no Mané Garrincha) de julho. A disputa do terceiro lugar está marcada para 9 de julho, às 21h, em Brasília. A final da Copa América será em 10 de julho, às 21h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Leia outras notícias no Portal RSN.