Diariamente cerca de 100 adolescentes participam de atividades no contraturno escolar. Entretanto, o diferencial do projeto solidário ‘Anjos Inocentes’ está na interação com o esporte, a cultura e o empreendedorismo. Conforme o projeto, todas as atividades se concentram num espaço de seis alqueires no bairro Morro Alto em Guarapuava.
De acordo com o Frei Alexsandro, da Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula, a faixa etária atendida pelo projeto é de 9 a 17 anos. “E aqui, esses meninos e meninas, recebem amor e condições para assumirem o comando da vida. E, com autonomia para optarem pelos caminhos que seguirão no futuro”. Portanto, objetivo do projeto é a profissionalização dos mais velhos. São aulas de panificação, cuidados com pequenos animais, horticultura, judô, música, entre outras atividades.
CAMINHO ABERTO
Conforme o Frei Alexsandro, idealizador do projeto, os jovens são estimulados constantemente a estudar. “Sabemos que o conhecimento tem o poder de transformar a realidade desses meninos e meninas. Almejamos ver esses jovens integrando o mercado de trabalho com dignidade e competência. Acreditamos que dessa forma eles terão condições de melhorar de vida, condições de constituírem uma família saudável e retribuírem o bem na sociedade”.
Entretanto, entre as várias oficinas desenvolvidas na chácara, em pleno convívio com a natureza, o cuidado para com o meio ambiente predomina. Assim, entre árvores nativas, flores cuidadosamente distribuídas num projeto de jardinagem, novas mudas frutíferas se incorporam à paisagem. É que o Shopping ‘Cidade dos Lagos’, numa ação ambiental, doou mais de 30 mudas. Entregues por Júlio Cezar Santos e Rafael Matheus Ferreira, do Departamento de Marketing, as mudas já plantadas lembram a Semana do Meio Ambiente.
Leia outras notícias no Portal RSN.