A previsão de geadas a partir desta terça (29) preocupa os agricultores da Região de Guarapuava que plantam milho. De acordo com o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), Josnei Manfio, a safra está na fase de frutificação. “Estamos na segunda safra e dos 9,2 mil hectares plantados, 1,4 mil encontram-se em risco por estar na fase suscetível”.
Em contrapartida, caso seja confirmada a geada desta semana, os agricultores serão beneficiados para a safra de verão. “A geada vai limpar o campo e acabar com as pragas próprias dessa época”.
Entretanto, a geada não prejudicará as culturas de inverno, agora beneficiadas pela chuva que cai desde a noite desse domingo (27). Conforme Manfio, da meia-noite até as 10h desta segunda, a Estação Meteorológica do Cedeteg registrou 18,4 milímetros de chuva. “Ficamos sem chuva durante abril e maio. Agora amenizou um pouco”.
A SAFRA
Conforme o técnico do Deral, a safra atual encontra-se na seguinte fase: 65% de um total de 64 mil hectares de trigo já encontram-se plantados. A cevada está na fase final dos 41 mil hectares plantados.
De acordo com Manfio, o triticale com área de três mil hectares e o centeio 600 hectares encontram-se com plantios finalizados. Já a canola com 490 hectares está em fase de floração.
Leia outras notícias no Portal RSN.