22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Maioria retorna às aulas em 2 de agosto nas escolas municipais

Decisão dos pais é resultado da consulta pública feita em Guarapuava sobre a volta às aulas no sistema híbrido

aulas

Volta às aulas (Foto: Secom/Prefeitura Guarapuava)

A maioria dos pais decidiu que os filhos retornarão às aulas presenciais nas escolas municipais em Guarapuava. O resultado da consulta pública entre 15 e 20 de julho mostra que 54,4% dos(as) alunos(as) estarão nas salas já em 2 de agosto. Entretanto, as aulas ocorrerão no sistema híbrido. Ou seja, numa semana os estudantes vão para aulas presenciais e, na outra, assistem de casa. Já o restante, o equivalente a 45,6% dos(as) alunos(as), permanecerão com as aulas remotas.

Conforme a pesquisa com os pais, em relação aos Centros de Educação Infantil, 60,7% dos(as) alunos(as) também retornarão com as aulas presenciais, enquanto 39,3% permanecerão com as aulas remotas. Porém, essa decisão é aberta. Assim sendo, os pais ou responsáveis dos alunos de CMEIs e Escolas Municipais ainda podem, no decorrer do ano, optar pelo sistema híbrido. E, se for o caso, até desistir, mantendo o aluno em casa, com aulas apenas pelo sistema remoto.

Contudo, o secretário da Educação Pablo Almeida, lembra que se houver mudança nos planos dos pais ou responsáveis é preciso um aviso prévio. “Seja optando pelo sistema híbrido ou desistindo, precisam avisar as direções das escolas com antecedência”. Conforme Pablo, será necessária uma logística por causa da mudança. “Vai desde o cuidado da distribuição dos alunos em sala de aula até a programação com a merenda escolar”.

Após essa definição, faltando apenas oito dias para o retorno, a Secretaria da Educação finaliza os preparativos para receber os estudantes. De acordo com o prefeito Celso Góes (CDN), as escolas se ajustam para cumprir à risca o protocolo de segurança contra a covid-19. “Gostaria de lembrar mais uma vez que estaremos atentos. Nos preparamos para este momento e não hesitaremos em retroceder, se assim for necessário”.

A PESQUISA

Foram consultados pais das 43 escolas e 27 CMEIs, que juntos somam mais de 16 mil alunos matriculados na rede pública municipal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.