22/08/2023
Agronegócio

Rally da Safra inicia hoje a avaliação de lavouras de milho

imagem-23587

A partir desta segunda-feira (21) até o dia 26 de fevereiro, técnicos do Rally percorrerão cidades no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre elas Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Pato Branco para avaliação de lavouras de milho, uma novidade nesta edição da expedição. Além disso, passará pelo oeste de Santa Catarina, em cidades como Chapecó, e pelo norte do Rio Grande do Sul, em Passo Fundo e Palmeira das Missões (veja roteiro completo abaixo).
Amanhã, terça-feira (22), a chegada será em Guarapuava quando o  técnico da Agroconsult Fábio Meneghin fará uma palestra sobre o mercado de soja e milho, a partir das 19 horas, para produtores da região. A palestra será realizada no Centro Cultural da Cooperativa Agrária, que fica à Praça Nova Pátria, S/N, em Colônia Vitória, Entre Rios. 
“Este ano, cooperativas e técnicos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina orientaram produtores a antecipar o plantio de milho para evitar o La Niña. Chegaremos à região já na época da colheita”, explica André Pessôa, coordenador do Rally da Safra e diretor da Agroconsult.
O Paraná é o segundo estado produtor de milho verão do país, com 17,% do volume total ou 5,5 milhões de toneladas (Perspectivas de safra/Agroconsult). Já o Rio Grande do Sul detém 16% da produção, enquanto que Santa Catarina registra 10,4%.

8ª edição
O Rally da Safra, principal levantamento privado da safra nacional de soja e milho, é organizado pela Agroconsult e chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, DVA, Monsoy, Mobil e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.
As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook.

Novidades 2011
Os técnicos farão nesta edição do Rally o levantamento tradicional das lavouras, coletando dados sobre espaçamento, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Prosseguirão com análise de solo, percentual de cobertura do solo com palhada no plantio direto e tipo de resíduo. Serão realizados ainda testes de transgenia para soja e milho.
Este ano serão avaliadas, pela primeira vez, as perdas nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita. E, por último, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ-Log), o Rally avaliará as condições das estradas brasileiras. Será a mais completa radiografia das condições da safra brasileira. 
O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.

DATAS:

21/02: Londrina, Arapoti, Castro, Piraí do Sul, Tibagi, Ortigueira, Carambeí, Lapa, Palmeira, Sengés, Tomazina e Santo Antônio da Platina

22/02 Ponta Grossa Reserva, Candido de Abreu, Pitanga, Irati, Prudentópolis, Imbituva, Teixeira Soares, Cruz Machado, Pinhão e Mallet. Guarapuava *

23/02: Guarapuava Candói, Mangueirinha, Vitorino, Verê, Francisco Beltrão, Renascença, Nova Laranjeiras, Catanduvas, Nova Prado do Iguaçu e Quedas do Iguaçu Pato Branco

24/02 :Pato Branco Abelardo Luz, Concórdia, São Lorenço do Oeste, Novo Horizonte, Quilombo, Palmitos, Campo Erê e Maravilha. Chapecó

25/02: Chapecó Nonoai, Trindade do Sul, Pontão, Santa Bárbara do Sul, Vacaria, Capão Bonito do Sul, Muitos Capões, Aratiba, Sertão e Coxilha. Passo Fundo

26/02 Passo Fundo Seberi, Caiçara, Cristal do Sul, Cruz Alta, Santo Ângelo, São Paulo das Missões, Santo Cristo, Horizontina, Três de Maio e Tuparendi. Palmeira das Missões

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.