Os municípios de Pinhão, Porto Barreiro e Laranjal estão entre os 15 municípios do Paraná que receberão pavimentação em estradas rurais. Conforme a Secretaria de Agricultura do Estado, no total 14.244.616,13 milhões serão gastos para as obras. Esse dinheiro faz parte do programa Estradas Rurais Integradas, coordenado pela secretaria estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab).
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a liberação do dinheiro às prefeituras nesta terça (24). De acordo com Ratinho Junior, essas obras mudam a realidade do agronegócio. “Esse é o maior programa de pavimentação de estradas rurais do Paraná nos últimos 30 anos, que vem para melhorar a logística para atender a agricultura familiar e o agronegócio paranaense. Sempre se falou que o agronegócio ia bem da porteira para dentro, mas não tão bem da porteira para fora”.
Conforme o secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, as estradas contribuem diretamente na renda dos produtores. “A gente tem uma intensa movimentação diária de insumos que vão para as propriedades rurais. Por isso, ter uma estrada em melhores condições acaba por contribuir para uma renda maior desses produtores”.
OS MUNICÍPIOS
Por fim, os 15 municípios contemplados por esta fase do programa são: Conselheiro Mairinck, Guapirama, Jaboti, Pinhalão, Salto do Itararé, Ivatuba, Pinhão, Porto Barreiro, São João, Coronel Vivida, Ubiratã, Mandaguari, Astorga, Laranjal e Agudos do Sul.
Para Pinhão no total 3,30 km receberão a pavimentação, na estrada Rural Santa Clara. Além disso, para Porto Barreiro, na estrada Municipal do Guarani, cinco quilômetros terão a pavimentação. Por fim, em Laranjal a pavimentação será da Vila Rural até o Assentamento Conquista Camponesa, no total de quatro quilômetros de estradas.
Leia outras notícias no Portal RSN.