A iniciativa intitulada como “Universidades Estaduais do Paraná na luta contra o racismo” foi criada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e envolve seis instituições paranaenses estaduais de ensino superior.
O projeto prevê a criação de seminários, webinários, oficinas, rodas de conversa e produção audiovisual, todos com foco em retratar a história e resistência da população negra e indígena no Paraná. Durante o evento de lançamento a coordenadora de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Gisele Onuki reforçou que debater assuntos como o racismo é importante para a sociedade e que ações desenvolvidas pela campanha contribuirão para a reflexão sobre as políticas de ensino inclusivas.
“É papel fundamental das nossas instituições de ensino superior debater temas importantes para a sociedade. Temos certeza que essa série de ações programadas para os próximos meses trará uma importante reflexão a respeito de políticas de ensino inclusivas, visando diminuir as desigualdades” destacou ela.
A campanha das universidades também integra a 2ª Campanha de Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina, a qual acontecerá até novembro.
Leia outras notícias no Portal RSN.