22/08/2023


Geral Guarapuava Previsão do tempo

Instabilidade no tempo volta a predominar em Guarapuava

Nesta terça (14), deve chover e a previsão é que os próximos dias sejam marcados com pancadas de chuvas e rajadas fortes de vento

temporal Guarapuava

instabilidade

Previsão do tempo (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Após um final de semana quente e com sol, a instabilidade volta a predominar em Guarapuava com a chegada de uma nova frente fria, como apontam os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Nesta segunda (13), o sol ainda deve marcar presença e ter temperaturas elevadas, com sensação térmica de 27°C.  De acordo com os meteorologistas isso se dá pela presença do ar aquecido presente no Estado. Contudo, a previsão deve mudar nesta terça (14), e a volta da chuva já é esperada. Na noite desta segunda (13), as primeiras pancadas já deve trazer riscos de tempestade.

Segundo o Simepar, deve chover entre terça (14), quarta (15) e quinta (16) e as temperaturas não sobem muito na cidade. A previsão é que elas variem entre 18°C e 26°C. Na quinta (16), devem se manter entre 12°C e 16°C.

A chuva busca dar uma trégua ao tempo seco predominante na Região. Com a volta dela, a umidade relativa do ar ficará entre 85% a 97%, um dado importante para a saúde. São esperados 7 milímetros de chuva nesta terça (14), e, 33 milímetros na quarta (15). Já na quinta (16), deve chover menos e a previsão é que 2,5mm sejam registrados.

Na sexta (17), o tempo volta a ficar estável e sem previsão de chover. Contudo, com a presença de mais nuvens segundo o Simepar. As temperaturas, ficam na faixa de 11°C mínima e 19°C máxima.

PARANÁ

Assim como em Guarapuava, a chuva e a instabilidade no tempo também vão estar presentes em boa parte do Estado durante a semana. O calor, fruto da presença do ar aquecido que chegou ao Paraná e o avanço de um sistema frontal mais ao sul devem dar lugar as temperaturas mais amenas e tempestade.

Nesta terça (14), uma nova frente fria chega durante a madrugada e deve provocar chuvas logo de imediato em municípios próximos a Santa Catarina.  No decorrer do dia, segundo o Simepar a instabilidade deve alcançar as outras Regiões do estado e provocar pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos fortes ao longo da semana.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo