No dia 9 de outubro às 10h, a Catedral Nossa Senhora de Belém em Guarapuava, acolherá a ordenação presbiteral do diácono José Vítor Cozechen Seller. De acordo com as informações da Diocese de Guarapuava, o ordenante será o bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva. Guarapuavano, José Vítor nasceu no dia 20 de março de 1994. É filho de Diva Mara Cozechen Seller e Riney Antonio Seller. Tem uma irmã, Maria Eduarda Cozechen Seller.
Ainda conforme a Diocese, ele entrou para o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém em Guarapuava, em 2013 quando tinha 19 anos. Naquele ano, cursou o Propedêutico. Em seguida, de 2014 a 2016, o seminarista estudou Filosofia no Seminário Bom Pastor, em Francisco Beltrão, no sudoeste paranaense.
No entanto, em 2017, José Vitor foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Belém, em Curitiba. Lá, cursou Teologia (Studium Theologicum) na Faculdade Claretiana de Teologia, concluindo em 2020. De acordo com José Vitor em entrevista ao Portal RSN, a Ordenação Sacerdotal é um momento especial em que a Igreja confere “a um de seus filhos o Sacramento da Ordem, em seu segundo grau”.
Para mim, é uma grande alegria saber-me amado e escolhido por Deus para seguir seu Filho Jesus nesse bonito e desafiador caminho: ser padre. Servir ao povo de Deus, sobretudo aos mais necessitados, administrar os sacramentos, testemunhar que Deus é amor e ama todos os seus filhos são algumas nuances da missão do padre, sobretudo em nossos dias. Me sinto envolvido pelas orações de tantas pessoas que se unem espiritualmente a mim nesse momento, e, por isso, agradeço a todas. Agradeço sobretudo a Diocese de Guarapuava que acolheu e acompanhou meus passos durante os nove anos de estudos, também aos meus pais e familiares que me ensinaram desde muito cedo que não há nada que possa nos separar do amor de Deus, como evidencia meu lema de Ordenação, da carta aos Romanos.
José Vítor ordenou-se diácono pelas mãos de Dom Amilton em 12 de dezembro de 2020, na Catedral Nossa Senhora de Belém. Desde então, tem se dedicado aos trabalhos na paróquia Divino Espírito Santo em Pinhão, onde continuará trabalhando como vigário paroquial.
A celebração da Primeira Missa será na Paróquia Bom Jesus, dia 10 de outubro, às 11h. Por fim, quem for participar presencialmente das celebrações, deverá respeitar o distanciamento social, utilizar máscara e fazer a higienização das mãos com álcool em gel.
Leia outras notícias no Portal RSN.