22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Morre aos 84 anos em Guarapuava, o historiador Murilo Walter Teixeira

Um dos principais historiadores de Guarapuava, Murilo Walter Teixeira morreu de infarto, deixando um legado em defesa da cultura e história

MURILO-WALTER-TEIXEIRA

Um dos principais historiadores de Guarapuava, Murilo Walter Teixeira morreu de infarto, deixando um legado em defesa da cultura e história (Foto: ALAC)

Morreu aos 84 anos na manhã deste domingo (26) em Guarapuava, um dos principais historiadores de Guarapuava, Doutor Murilo Walter Teixeira. Ele sofreu um infarto nesse sábado (25) e fez cateterismo. No entanto, Doutor Murilo morreu por volta das 10h15 no Hospital São Vicente.

Conforme as primeiras informações, o velório será na Câmara Municipal, a partir das 16h. Professor Murilo presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava.Imortal da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC), ocupava a cadeira número 30.

Conforme as in formações, em 2001, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Guarapuava. Além de compor o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Guarapuava, possuía grande acervo de obras publicadas a respeito da cultura e história.

De acordo com a Alac, a partir da aposentadoria dedica-se à cultura, envolvendo-se em diversos projetos entre os quais destacamos a Revista Monjolo com várias edições publicadas.

Conforme a trajetória de Murilo, era também guardião do arquivo histórico do pai, Benjamin C. Teixeira. Acervo que tem propiciado a elaboração de pesquisas sobre fatos e acontecimentos da Região.

Por fim, segundo a poetisa Aurea Domingues da Luz, esposa de Murilo, o sepultamento está marcado para às 9h desta segunda (27), no Cemitério Municipal Central.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo