Guarapuava dá um salto na segurança pública ao se transformar em Região administrativa do Departamento Penitenciário (Depen). O anúncio foi feito pela deputada Cristina Silvestri (CDN) no fim da tarde desta terça (28). Hoje, o Depen em Guarapuava é responsável pela administração da Penitenciária Industrial de Guarapuava, Penitenciária Estadual de Guarapuava e Cadeia Pública.
Conforme a parlamentar, isso significa que Guarapuava deixa de ser subordinada à regional de Francisco Beltrão. “Com a alteração, Guarapuava para de responder a Francisco Beltrão. E essa mudança facilitará trabalhos na segurança”.
De acordo com a deputada, essa desvinculação vinha sendo solicitada há tempo. No entanto, uma reunião recente entre ela e o diretor-geral do Depen, Francisco Alberto Caricati deu o ‘sinal verde’. E agora já está oficializada pela Portaria 95/2021.
Assim, com a mudança haverá mais independência, facilitando, por exemplo, o remanejamento de detentos e a criação de novos programas sociais. “O diretor foi muito sensível e entendeu a necessidade desta alteração, dando mais poder de articulação para as pautas de segurança da Região de Guarapuava. É uma conquista que proporcionará resultados positivos a longo prazo”.
Leia outras notícias no Portal RSN.