A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou meia-noite desta sexta (8) a Operação Nossa Senhora de Aparecida 2021 em todo o país. Desse modo, fiscalizações mais intensificadas ocorrem até terça (12). Conforme a assessoria da PRF ocorrem ações voltadas à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país.
Assim, os policiais darão atenção especial as ações de combate a embriaguez ao volante, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e o controle do excesso de velocidade. Além disso, ao uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e do uso de telefone celular. E ainda fazem fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também estão entre os focos das equipes da PRF.
As operações terão, ainda, outros pontos focais como a fiscalização do tempo de direção e descanso do motorista profissional e do exame toxicológico. Em virtude do tamanho e peso maiores dos veículos de carga, os acidentes que envolvem esses veículos geralmente têm maiores proporções.
A PRF também intensificará a atuação no combate ao crime, em especial com abordagens focadas nas informações do serviço de inteligência. Por fim, a utilização de ferramentas de comunicação para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação.
Leia outras notícias no Portal RSN.