22/08/2023
Mundo Paraná

Exemplo de sustentabilidade garante ao Paraná a abertura da Expo Dubai

Presente na Expo Dubai, o empresário Odacir Antonelli disse o mundo está mostrando a direção e que o meio-ambiente é a chave do futuro

dubair

Conforme a Expo Dubai, o Paraná abriu a Feira (Foto: Reprodução/vídeo/Governo do Estado)

*Reportagem com vídeo

Mergulhos imersivos em 192 pavilhões espalhados por toda a Expo Dubai. A feira que promove inciativas ligadas à mobilidade, oportunidade e sustentabilidade, se divide em três segmentos. Assim sendo, engloba todas as Regiões do mundo, sempre apresentando questões ligadas à melhoria de vida da população mundial. Além disso há a preocupação com o meio-ambiente. Assim como a preservação da flora e da fauna.

Chamando muita atenção pela arquitetura e o cuidado em transformar a visita em algo único, todos os pavilhões são temáticos. Mostram experiências sensoriais ligadas a cada país. Dessa forma é possível se sentir perto de cada Região presente na Expo Dubai.

Conforme o cronograma, Guarapuava integra a comitiva do Paraná que faz ‘morada’ dentro do pavilhão brasileiro. Portanto, essa experiência também ganha ares tupiniquins. Liderada por empresários do setor privado, e agentes do setor público, a Expo vem sendo um local de muito aprendizado. São descobertas e ‘networkings’ que tem o poder de atravessar os oceanos até Dubai.

Parte da comitiva guarapuavana em Dubai (Foto: Fábio Forni/Cilla Tech Park)

Assim sendo, integrando a comitiva, o empresário Odacir Antonelli comenta sobre o momento ímpar que vai impactar na transformação que vem ocorrendo em Guarapuava e Região. Trata também do aprendizado adquirido já no primeiro dia. Para ele, é muito gratificante estar junto do Governo do Estado, com toda essa comitiva de Guarapuava.

Eu digo pra você, que o mundo vai ser diferente. É uma amostra incrível de que as coisas vão acontecer rapidamente. O mundo está mostrando a direção para onde nós temos que ir, o meio-ambiente é a chave do futuro.

Conforme o empresário, quando o tema é sustentabilidade, Guarapuava e o Paraná são referências. Também presente na feira, o empresário e sócio proprietário do bairro Cidade dos Lagos, Vilso Dubena, comenta sobre os olhares no entorno da Expo Dubai. “O que nós estamos vendo aqui, é o que será o mundo no futuro. A Cidade dos Lagos hoje, está caminhando para se tornar um bairro planejado inteligente. Não é ainda, mas tem condições de com passos longos, chegar lá”.

PARANÁ EXPERIENCE

Governador Ratinho Junior durante a abertura no estande do Paraná (Foto: Reprodução/vídeo/Governo do Governo do Paraná)

Com a visita de diversas autoridades estaduais e municipais, ocorreu a abertura oficial da Semana Paraná. De acordo com a programação, foi primeiro Estado a ganhar nome dentro do pavilhão. O Governador Carlos Massa Ratinho Junior, abriu a participação paranaense. “Para nós do Paraná, é motivo de muito orgulho ser o primeiro Estado do Brasil a abrir o pavilhão aqui na Expo Dubai”.

De acordo com o governador, o Paraná abriu o pavilhão do Brasil, justamente por ser o Estado mais sustentável do Brasil. “Recebemos este título no ‘ranking’ de competitividade entre os Estados. E também pelo OCDE, que são os 20 países mais ricos do mundo, que elegeu o Paraná como um exemplo de desenvolvimento sustentável para o mundo. Então esse selo nos deu a oportunidade de abrir aqui em Dubai o pavilhão do Brasil”.

Por fim, nos próximos dias ocorrerão rodadas de negócios envolvendo entes do setor privado de Guarapuava e Região. E você poderá acompanhar por aqui a continuação da missão da comitiva na Expo Dubai 2020.

(*Com a parceria do jornalista Fábio Forni/Cilla Tech Park)

Veja em vídeo entrevista com o governador Ratinho Junior (Colaboração: Governo do Paraná)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.