Prudentópolis tornou a Língua Ucraniana como cooficial no município. O ato ocorreu nessa quarta (20) e contou com a presença dos representantes da comunidade ucraniana. Portanto, a oficialização é baseada na Lei Municipal de 2.479/2021 de autoria do vereador Maurício Bosak (DEM), aprovada por unanimidade na Câmara Municipal neste mês.
Assim, Prudentópolis é a primeira cidade do Brasil a reconhecer o ucraniano como idioma cooficial ao lado da língua portuguesa. Dessa forma, esse status permite o desenvolvimento de ações oficiais em ucraniano. Além de promover a herança linguística e valorizar o patrimônio imaterial de Prudentópolis.
Conforme a assessoria da Prefeitura, a ação busca reconhecer a importância do povo ucraniano na formação do município. Bem como, na sua cultura, para valorizar as raízes presentes até hoje.
Também será possível aplicar oficinas e projetos voltados para a língua. Dessa maneira, será positivo por caracterizar a identidade da comunidade. Bem como, potencializar um produto turístico. Além, também, de usar o ucraniano nas placas de sinalização do trânsito, nas vias indicativas de rotas turísticas. Podendo incentivar o ramo hoteleiro e de restaurantes na utilização em cardápios e materiais de divulgação.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA
Segundo a Agência de Notícias do Paraná, Prudentópolis é considerada a cidade mais ucraniana do Brasil. Além disso, 70% da população tem ascendência ucraniana. Desde 2019, o município é, também, cidade-irmã da ucraniana Ternopil. A parceria internacional com uma cidade da Ucrânia foi a primeira do Estado. Cerca de 50 igrejas na cidade tem arquitetura bizantina e várias delas celebram cultos ortodoxos na língua ucraniana.
Leia outras notícias no Portal RSN.