O Diploma Mulher Cidadã, oferecido pela Câmara Municipal de Guarapuava, vai homenagear 11 mulheres em sessão solene nesta quarta-feira (16), às 20 horas.
O evento é organizado com o objetivo de tornar público a contribuição feminina para o desenvolvimento municipal e valorizar a prática de atitudes cidadãs. As mulheres que recebem o diploma são indicadas por entidades de Guarapuava, como o Sindicato Rural de Guarapuava, que desta vez indicou a agropecuarista Mercedes Saldanha Loures Faria de Lacerda (foto).
Mercedinha, como é conhecida na região, é descendente do Capitão Rocha, um dos desbravadores da região. Filha de José Alves Loures e Alzira Saldanha Loures, foi casada com Nelson Faria de Lacerda, é mãe de Nelson Luiz e Maria das Mercês; e avó de Franciele, Nelson e Maria Antônia.
De família de agropecuaristas, nos anos de 2003 e 2004 sofreu com a invasão da sua propriedade rural, mas mesmo passando por esse tempo difícil, nunca perdeu o entusiasmo e a alegria de viver.
Aliada às funções da propriedade rural, Mercedinha concilia as responsabilidades ministeriais assumidas junto à Catedral Nossa Senhora de Belém. Sempre ativa, pratica esportes desde 2008, exemplo para jovens e adultos.
Outra produtora rural que será homenageada é Claraci Borges, destaque na produção de leite regional, indicada pela Secretaria Municipal de Agricultura.